Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 12, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 12, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Descoberta do rombo bilionário e pronunciamento do trio de acionistas; entenda como surgiu um dos maiores escândalos contábeis do país

O trio de sócios Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira precisou de 12 dias para se pronunciar pela primeira vez sobre o escândalo da Americanas (AMER3), que entrou em recuperação judicial, após a descoberta de um rombo de R$ 43 bilhões, em dívidas. 

Considerados como o trio de acionistas de referência, emitiram uma nota pública sobre o assunto, no último domingo, 22. O texto, escrito em primeira pessoa e assinado pelos três, pontua oito vezes sobre desconhecerem qualquer tipo de manobra contábil na companhia. 

“Jamais tivemos conhecimento e nunca admitiríamos quaisquer manobras ou dissimulações contábeis na companhia. Nossa atuação sempre foi pautada, ao longo de décadas, por rigor ético e legal. Isso foi determinante para a posição que alcançamos em toda uma vida dedicada ao empreendedorismo, gerando empregos, construindo negócios e contribuindo para o desenvolvimento do país”, diz trecho da nota. (Veja a nota na íntegra no final desta matéria)

Entenda 

No dia 11 deste mês, após o encerramento do pregão da Bolsa de Valores e assinado pelo presidente da empresa, Sérgio Rial, a Americanas informou que havia detectado “inconsistências contábeis” ligadas às contas de fornecedores. Essas inconsistências contábeis se referiam a um rombo de R$ 20 bilhões nas contas da Americanas, uma das maiores redes do comércio varejista do país. 

O presidente executivo da Americanas, Sérgio Rial – que estava no cargo havia cerca de 09 dias – decidiu renunciar à presidência executiva da companhia. 

Descoberta

Após sua renúncia, ele contou em  um depoimento na sua página no LinkedIn como conseguiu descobrir o rombo, que já está sendo conhecido como um dos maiores escândalos contábeis do país.

Rial explicou que, após aceitar o cargo de presidente, começou a realizar entrevistas com os executivos da varejista para descobrir quais seriam as novas perspectivas da empresa. Nelas, Rial conta que “informações e dúvidas foram compartilhadas e com o natural aprofundamento para entendê-las e dar-lhes direcionamentos conjuntamente com o novo CFO, Andre Covre, chegamos ao quadro do fato relevante com transparência e fidedignidade”, contou.

Nos últimos dias, surgiram especulações de que Rial talvez já soubesse das falhas. O que deu margem a isso foi que elas vieram à tona apenas nove dias do início da gestão do executivo.

Segundo ele e outras fontes, porém, foram conversas com diretores que já estavam na varejistas que levaram à descoberta. Também teria ajudado Rial o fato de conhecer a Americanas sob o ponto de vista de um credor. O executivo era presidente do Santander Brasil até o ano passado e ainda é presidente do conselho de administração da instituição financeira.

No post, Rial afirma que foi para a Americanas motivado por “um projeto de crescimento onde consumidor, tecnologia, marketing, entre outras competências se entrelaçavam”, enquanto a varejista enfrentava os desafios inerentes a uma empresa quase centenária. “Foi esse o meu propósito, a minha motivação ao aceitar a posição que os acionistas me confiaram: agregar minha experiência profissional e reoxigenar o legado em prol do desenvolvimento da companhia”, disse. “Portanto, com a conclusão do diagnóstico inicial, surgiu a necessidade premente de correção de rota.”

Veja a nota do trio de acionistas da Americanas na íntegra: 
 

No dia 11 de janeiro de 2023, por meio de “fato relevante”, a Americanas S.A. tornou pública a existência de significativas inconsistências em sua contabilidade. Desde então, sempre com transparência e imediatismo, vários esforços vêm sendo feitos para o correto tratamento dos desafios que hoje se colocam à empresa.

Usamos dessa mesma clareza para esclarecer de modo categórico e a bem da verdade que:

1) Jamais tivemos conhecimento e nunca admitiríamos quaisquer manobras ou dissimulações contábeis na companhia. Nossa atuação sempre foi pautada, ao longo de décadas, por rigor ético e legal. Isso foi determinante para a posição que alcançamos em toda uma vida dedicada ao empreendedorismo, gerando empregos, construindo negócios e contribuindo para o desenvolvimento do país.

2) A Americanas é uma empresa centenária e nos últimos 20 anos foi administrada por executivos considerados qualificados e de reputação ilibada.

3) Contávamos com uma das maiores e mais conceituadas empresas de auditoria independente do mundo, a PwC. Ela, por sua vez, fez uso regular de cartas de circularização, utilizadas para confirmar as informações contábeis da Americanas com fontes externas, incluindo os bancos que mantinham operações com a empresa. Nem essas instituições financeiras nem a PwC jamais denunciaram qualquer irregularidade.

4) Portanto, assim como todos os demais acionistas, credores, clientes e empregados da companhia, acreditávamos firmemente que tudo estava absolutamente correto.

5) O comitê independente da companhia terá todas as condições de apurar os fatos que redundaram nas inconsistências contábeis, bem como de avaliar a eventual quebra de simetria no diálogo entre os auditores e as instituições financeiras.

6) Manifestamos mais uma vez nosso compromisso de integral transparência e de total colaboração em tudo que estiver ao nosso alcance para esclarecer todos os fatos e suas circunstâncias.

7) Lamentamos profundamente as perdas sofridas pelos investidores e credores, lembrando que, como acionistas, fomos alcançados por prejuízos.

8) Reafirmamos o nosso empenho em trabalhar pela recuperação da empresa, com a maior brevidade possível, focados em garantir um futuro promissor para a empresa, seus milhares de empregados, parceiros e investidores e em chegar a um bom entendimento com os credores.

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Fernando Pádua lança EP “Do Nosso Jeito” com três faixas inéditas

O projeto chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (25). O cantor Fernando Pádua apresenta nesta sexta-feira (25) o EP...

“Guto Alves: A Inspiração de Uma Vida Sem Limites” 

 José Augusto, mais conhecido como Guto Alves, nasceu em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 26 de abril de...

Eduardo Gomes articula com governo do Tocantins pauta conjunta nas áreas de meio ambiente e tecnologia

O vice-presidente do Senado Federal e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, recebeu na última quinta-feira (10) representantes...

Louvores que tocam corações: conheça os hinos mais ouvidos do Brasil nas plataformas digitais

De Gabriela Gomes a Padre Fábio de Melo, veja quem lidera o ranking de músicas gospel e católicas no...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Deborah Secco é clicada em look descontraído no aeroporto Santos Dumont

A atriz Deborah Secco foi flagrada na tarde desta sexta-feira (11) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro....

Céu do Tocantins em abril: espetáculo astronômico com chuva de meteoros e alinhamentos planetários

  Abril promete ser um mês especial para os amantes da astronomia no Tocantins. Com fenômenos como a chuva de...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img