A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Bramon, registrou às 3:15h da madrugada de quinta-feira, 26, um meteoro cruzando o céu. O registro foi na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul.
Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA); membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB); diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, “o município onde a rede Bramon fez o registro passou por uma forte tempestade, e por conta disso, não foi possível fazer a análise dos dados completos do meteoro.”
Meteoros
Meteoro é um fenômeno luminoso resultante da entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera. O atrito desse material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso nos céus. Por essa razão, recebe também o nome de estrela cadente. A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.
Relacionado
Link para compartilhar: