Usuários do transporte coletivo de Palmas reclamam após prefeitura assumir serviço

Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Palmas anunciou que iria assumir o transporte coletivo de Palmas. O serviço vinha sendo feito por meio de concessão para empresas há 20 anos. 

Na época, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro afirmou que o antigo sistema estava prejudicando os usuários. “Com base em dados técnicos e, principalmente, considerando as necessidades das pessoas que usam o transporte público, decidi não dar prosseguimento ao contrato de concessão do transporte público urbano, pondo fim a um modelo de administração do sistema que se tornou ultrapassado”, completando que “Os aditivos contratuais de gestão anterior tb são bastante questionáveis”.

Reclamações 

Nesta segunda-feira, 30, e equipe do DT esteve nas ruas para apurar como anda o transporte público e se deparou com várias reclamações. 

“Preciso levar meu filho à escola às 7:30h e agora já passa das 8:40h e ainda não consegui entrar no ônibus, não sei se vai continuar assim, mas não dá”, disse Rosa, usuária do transporte público. 

Uma imagem feita em Taquaralto mostra dezenas de pessoas em pé aguardando o ônibus. (veja abaixo da matéria)

“olha o onibus lotado, não dá nem para entrar. Olha o jeito, olhem o tanto de gente na porta, o motorista não vai nem abrir”, relata uma mulher enquanto filma. 

O que diz a prefeitura?

Em nota a prefeitura afirma que  ao assumir a operação do sistema de transporte coletivo de Palmas, no dia 1º de dezembro, com o encerramento da vigência dos contratos com as empresas permissionárias, a agência autorizou as três empresas a continuarem a prestar o serviço por 60 dias, sendo remunerados pelo quilômetro rodado.

“Disse também que no dia 26 de janeiro, a ATCP notificou as três empresas concessionárias e o Seturb, de que a vigência da prestação do serviço por 60 dias se encerraria no final da jornada do dia 31 de janeiro, sendo que a agência começaria a operar no dia 1º de fevereiro.

No dia 27 de janeiro, a empresa Miracema Transportes informou que não operaria mais a partir do dia 29, domingo, mesmo diante da notificação da ATCP; 

Nessa mesma data, foram publicados no Diário Oficial do Município

 (DOM) os contratos de 123 motoristas. Porém, nem todos os 123 nomeados tomaram posse;

 Diante do número insuficiente de motoristas empossados e, para a composição da escala necessária para atender minimamente às necessidades da população, foi requisitado pessoalmente o serviço de outros motoristas que serão nomeados ao longo da semana. E, a ATCP segue tomando as providências necessárias para resolver a situação.

 

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