Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Autoridades e entidades tocantinenses emitem nota de pesar e solidariedade pelo falecimento de João Emídio Miranda, ex-prefeito de Brasilândia

João Emídio Felipe de Miranda, ex-prefeito de Brasilândia, morreu nesta quarta-feira, 08, aos 62 anos, após sofrer um infarto.

João Emídio era natural de Tupiratins, agrônomo foi ex-prefeito do município de Brasilândia, onde governou por cinco mandatos (um como vice e quatro como prefeito), e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) na gestão 2015 – 2017. Foi três vezes premiado nacionalmente pelas experiências exitosas na gestão da merenda escolar e por duas vezes recebeu o Selo Unicef Município Aprovado, em 2013 e 2016, em reconhecimento às ações que culminaram na melhoria de indicadores nas áreas de saúde (mortalidade, dengue, nutrição), educação, esporte e cidadania.

Ele deixa filhos e netos. Ainda não há informação sobre o velório e sepultamento.

Repercussão

Municípios, políticos e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) também emitiram notas de pesar.

 

"João Emídio deixa um brilhante legado como cidadão e político que dedicou sua vida em benefício do próximo. Fica, além da saudade, o exemplo de homem público comprometido com sua cidade, sua região e com todo o estado do Tocantins"

Wanderlei Barbosa – Governador do Tocantins

 

 

"O movimento municipalista perdeu um grande soldado nesta quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023. Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento de João Emídio Felipe de Miranda, 62 anos, ex-presidente da entidade municipalista, no biênio 2015/2016, além de ter sido prefeito por quatro mandatos do município de Brasilândia do Tocantins. João Emídio sofreu um infarto em sua propriedade rural.

A gestão de João Emídio à frente da ATM foi marcada pelo retorno da representatividade institucional em defesa dos Municípios tocantinenses perante os governos e as instituições públicas e privadas. Cobranças aos demais entes federativos relacionadas aos programas conveniados, acompanhamento de alterações legislativas de impacto aos Municípios, em âmbito estadual e federal, além de fomentar e favorecer as potencialidades dos Municípios, dotando-os de mecanismos para o desenvolvimento local e, por fim, a modernização das gestões municipais e a capacitação de servidores, foram importantes ações da gestão João Emídio.

Com seu tom conciliador e sua voz serena, João Emídio cativou prefeitos e prefeitas por todo o estado, fortalecendo a união dos gestores em prol dos Municípios e suas populações.

João Emídio foi responsável por estruturar o município de Brasilândia, com a implementação de escolas, UBS, asfalto, creche e espaços esportivos. Além disso, foi premiado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em três edições, honraria concedida pela organização não-governamental Ação Fome Zero.

Foi secretário de Estado da Articulação Política em 2017.

Natural de Tupiratins, João Emídio deixa filhos e netos.

Neste momento de imensa dor, o movimento municipalista tocantinense, neste ato representada pelo presidente da ATM, Diogo Borges, roga à Deus para que possa acalmar e consolar corações e mentes enlutadas, ao ressaltar que o legado de João Emídio será lembrado para sempre."

Diogo Borges – Presidente  da ATM

Foi com consternação que recebi a notícia do falecimento do grande líder político João Emídio, ocorrido nesta quarta-feira, 8, em decorrência de um infarto.

Ex-prefeito de Brasilândia, ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-secretário de Estado, João Emídio foi sobretudo um grande defensor do municipalismo. Sua partida deixa, sem dúvida, um vazio na história política do Estado. Mas seu legado permanecerá vivo, principalmente para quem teve o privilégio de conviver com ele. Neste momento de dor – em nome dos demais parlamentares desta Casa de Leis – desejo força aos amigos e familiares. E rogo a Deus que conforte o coração de todos. 

Amélio Cayres – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

 

 

 

 

"Manifestamos nosso profundo pesar pela partida do ex-prefeito de Brasilândia João Emídio de Miranda, 62 anos, ocorrida nesta quarta, 8.

Homem público, transitou nas mais diversas esferas, contribuindo brilhantemente com a história de Brasilândia, como gestor municipal por quatro mandatos, e também do Tocantins, com atuação marcante à frente da Associação Tocantinense dos municípios – ATM e também no governo estadual, como secretário de articulação política.

João Emídio deixará uma história de trabalho e dedicação ao Tocantins.

Neste momento de dor, rogamos a Deus que traga conforto a amigos e familiares, especialmente aos seus três filhos e à sua neta."

 

“É com muito pesar que soubemos do falecimento de João Emídio Felipe de Miranda, ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios. Fomos prefeitos juntos, ele em Brasilândia, e eu em Goianorte, de 2013 a 2016.  João Emídio foi, sem sombra de duvidas, um cidadão de alto conceito no Tocantins, pelos seus feitos no campo profissional e político. 

Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus que dê conforto à sua família para que  possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.

Aos parentes e amigos desejo os mais profundos sentimentos, unimos a eles nossas orações. Que Deus os conforte".

 Deputado Estadual Luciano Oliveira 

"Foi com tristeza que recebi a notícia da morte, aos 62 anos, do ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-prefeito de Brasilândia João Emídio, ocorrida nesta quarta-feira, 8.

Defensor do municipalismo, João Emídio fez história na ATM, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento da entidade. Prefeito de Brasilândia por quatro mandatos, recebeu vários prêmios nacionais, especialmente na gestão da merenda escolar. Seu trabalho em prol da melhoria de indicadores sociais lhe rendeu o Selo UNICEF Município Aprovado em 2013 e 2016.

Neste momento de dor e despedida, manifesto minha solidariedade aos amigos e familiares deste ilustre tocantinense, pedindo a Deus que conforte o coração de todos." 

Olyntho Neto – Deputado estadual

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Fraz Solidária doa mais de dois mil itens de higiene para mulheres em vulnerabilidade no Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense Com o objetivo de promover dignidade e bem-estar para mulheres em situação de...

Scot Consultoria, parceira do Diário Tocantinense, aponta alta no preço do boi gordo no Norte do Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense O mercado do boi gordo no Tocantins iniciou abril com movimentações distintas entre...

F6 da Fama: Thais Carla é internada, Jade se irrita e Bella nega romance

Nesta quarta-feira, 2 de abril, o mundo dos famosos foi sacudido por novidades envolvendo três grandes nomes da mídia....

Turismo sustentável cresce no Tocantins e atrai visitantes nacionais e estrangeiros

O Tocantins tem se consolidado como um dos principais destinos de turismo sustentável e de experiências do Brasil, atraindo...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Bolsa sobe, dólar cai e crise no Canal de Suez afeta fretes e preços

A Bolsa de Valores brasileira opera em alta nesta terça-feira 02/03, impulsionada pela expectativa de corte nos juros dos...

Expansão da inteligência artificial impõe desafios ao setor eleitoral, agrícola e de consumo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute novas regras para o uso da inteligência artificial nas eleições de 2026, com...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img