A Receita Federal começará a pagar o 1º lote de restituições nesta quarta-feira, 31, dia em que também se encerra o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2023.
De acordo com a Receita Federal, o crédito contemplará mais de 4 milhões de contribuintes e soma cerca de R$ 7,5 bilhões em pagamentos — o maior valor já pago pelo Fisco em um lote de restituição na história.
Todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade, sendo:
246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Segundo a Receita os pagamentos das restituições do IR 2023 serão feitos em cinco lotes;
Veja as datas dos pagamentos:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informações da Receita Federal
Relacionado
Link para compartilhar: