A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) foi produtiva para a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. Durante a programação que aconteceu em todo o Brasil entre os dias 15 e 21 de maio, com o tema central "Resiliência Financeira", a cooperativa realizou 253 ações e impactou 8285 pessoas. A iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) ocorre anualmente desde 2014 com o objetivo de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira.
Com oficinas de sensibilização e educação financeira voltada para crianças e adolescentes, os associados do Sicredi e a comunidade de forma geral, no Tocantins, as atividades impactaram pessoas nas cidades de: Guaraí (1259), Tocantinópolis (608), Pedro Afonso (449), Colinas (312), FIladélfia (270), Araguatins (264), Araguaína (45), Dianópolis (414), Paraíso (427), em Palmas (218), Formoso do Araguaia (97), Porto Nacional (74) Lagoa da Confusão (72) e Gurupi (4).
Em todo o país, a Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições públicas e privadas, e até mesmo pessoas físicas, que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal. Segundo a legislação, todas as ativações devem ser gratuitas e sem viés comercial, sendo proibida a venda de produtos ou serviços.
No estado, Guaraí foi o município com o maior número de mobilizações durante a semana. Foram 34 iniciativas que fizeram da agência a campeã de ações durante a ENEF. Com a missão da educação financeira como um de seus pilares, o segmento cooperativista tem exercido grande protagonismo dentro da Semana, com o Sicredi se destacado constantemente, ano após ano, devido ao seu engajamento com o tema e por contribuir com a maior parcela destes números (geralmente realiza mais de 50% do total de ações).
No estado, Guaraí foi o município com o maior número de mobilizações durante a semana, com 34 iniciativas que tornaram a agência a campeã de ações durante a ENEF. O segmento cooperativista, com a missão da educação financeira como um de seus pilares, tem exercido grande protagonismo dentro da Semana, e o Sicredi se destaca ano após ano, contribuindo com a maior parcela desses números, geralmente realizando mais de 50% do total de ações.
Segundo o gerente de Guaraí, Thiago Lima, o tema da educação financeira é trabalhado pela cooperativa diariamente, mas a Semana ENEF reforça junto aos associados o impacto positivo que ela gera.
"Foi incrível testemunhar o engajamento e o impacto positivo que conseguimos gerar nas pessoas. Isso só foi possível porque nos unimos enquanto equipe, estabelecemos parcerias com escolas, APAE, delegacia regional de ensino, empresas e contamos com o apoio entusiasmado da comunidade que logo de cara abraçou o projeto e se envolveu. Conseguimos conscientizar e empoderar as pessoas em relação às finanças oferecendo ferramentas, dicas, materiais que falam sobre como ter uma vida financeira mais saudável. Estamos orgulhosos do trabalho do nosso time da agência, que se empenhou ao máximo para garantir o sucesso da Semana, tenho certeza de que essas ações terão impacto duradouro na comunidade de Guaraí", pontua.
Relacionado
Link para compartilhar: