Os pêsames a toda a família Siqueira Campos
Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade.
Nossos pêsames a toda a família Siqueira Campos, muita força, muita coragem, e perante a inutilidade de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi a pessoa que partiu. Que as memórias e o amor de quem se foi se façam presente.
Equipe Diário Tocantinense.
Nesta quarta-feira, 05, o sentimento de luto prevalece em todo o estado. Políticos e demais autoridades expressam seus mais sinceros sentimentos pela partida do eterno pai do Tocantins.
Notas de pêsames
Com muita tristeza, recebi a notícia da morte do ex-governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, ocorrida nesta terça-feira (04).
Siqueira Campos lutou pela criação do Tocantins, idealizou a Capital, e tantas outras obras importantes. A emancipação do Estado, deu-se na promulgação da constituição de 1988, sendo Siqueira Campos autor da emenda que criou o Tocantins e assim foi eleito o primeiro governador do Estado.
Neste momento de luto, estendo minhas mais sinceras condolências a sua esposa Marilúcia Uchôa Siqueira, aos seus filhos, em especial Eduardo Siqueira, que foi meu companheiro de parlamento na Assembleia Legislativa, netos e bisnetos, amigos e a todos os cidadãos do Tocantins.
Nós lamentamos, pedimos a Deus que com toda a sua misericórdia dê o conforto necessário a todos. Vamos cultuar uma história bonita, longa, para sempre, de um homem que foi um herói para os tocantinenses.
Wanderlei Barbosa – Governador do Estado do Tocantins
É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, aos 94 anos, na noite desta terça-feira, 4, após várias internações e infecção generalizada.
Siqueira Campos nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), filho de Pacífico e Regina Siqueira Campos. Chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás. Foi vereador, deputado federal, governador e senador da República.
Como deputado federal, foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, tendo redigido e entregue ao presidente da Assembleia (deputado Ulisses Guimarães) a fusão de emendas que, aprovada, deu origem ao Estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Foi também responsável pela construção da capital Palmas que é em tese a última cidade brasileira planejada do século 20.
Siqueira deixa seis filhos: José Wilson Júnior, Eduardo, Telma, Stela, Ulemá e Regina. O Tocantins perde um grande estadista e símbolo maior do nosso estado. Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares e a todos os tocantinenses e manifesto minhas sinceras condolências.
Marcus Marcelo Barros – Deputado Estadual
É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do estadista e sempre Governador José Wilson Siqueira Campos aos 94 anos, ocorrido nesta noite de terça-feira 4 de julho em Palmas TO.
Siqueira Campos, que foi o criador do nosso estado do Tocantins, deixou sua marca na nossa história e feitos que reverberarão por muitas gerações.
Nesse momento de pesar, nos irmanamos com todos os tocantinenses num só coro de luto, respeito e gratidão por tudo que esse líder singular fez pelo estado. Por fim, rogamos a Deus que Ele dê o conforto a todos os familiares e o merecido descanso ao eterno guerreiro, governador Siqueira Campos. De todos da Executiva Estadual do MDB do Tocantins.
Marcelo de Carvalho Miranda – Presidente MDB do Tocantins.
Assim como a criação do Tocantins, a data desta terça-feira, 4 de julho, 2023, ficará para sempre na história do Estado, pois é o dia em que o maior líder político, referência nacional, quiça até internacional deste século passa para o Plano Espiritual.
O nosso eterno governador, José Wilson Siqueira Campos nos deixou agora há pouco, em Palmas, ficando órfãos milhares de pessoas dos 139 municípios, onde indubitavelmente todos, sem exceção, reconhecem e fazem deferência ao trabalho deste incansável homem responsável pela criação do Estado do Tocantins.
Siqueira Campos era à frente do seu tempo, um obstinado e apaixonado pelas pessoas esquecidas do então Norte Goiano que viviam à mercê das mazelas sociais, desprovidas de qualquer política pública. Sua teimosia levou-o a fazer greve de fome, a comprar briga com os “grandes”, Brasil afora. Siqueira só “sossegou” após ver o tão sonhado, “Estado da Livre Iniciativa e da Justiça Social” ser uma realidade para todos nós que aprendemos com ele, e, que, embora houvesse divergência, ele entendia que era apenas no campo político, mas nos bastidores expunha sempre “o campo das ideias e do debate”, sem levar para o lado pessoal.
A perda de Siqueira Campos é irreparável, ele que nasceu com o dom de fazer política, a boa política, onde o bem maior prevalecia. Aprendi muito com os seus conselhos quando primeira-dama, e só tenho a agradecer pela sua generosidade e acolhimento. Ainda que se trata de uma passagem, Siqueira Campos sempre será a história viva do Tocantins, e parte deixando um legado e uma trajetória irretocáveis como homem público. Nós tocantinenses nascidos ou os de coração, temos o dever moral de respeitar a memória do “velho Siqueira”.
Aos familiares, deixo a minha gratidão, respeito e solidariedade. Que Deus o receba com a Sua misericórdia Divina. Siga em paz, nosso eterno Governador.
Dulce Miranda – Ex-primeira-dama e Ex-Deputada Federal pelo Tocantins
É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador e ilustre líder político, Siqueira Campos, que deixou uma marca indelével no Estado do Tocantins. Sua partida deixa um vazio imensurável na política brasileira e nas vidas daqueles que tiveram a oportunidade de conhecer sua dedicação e compromisso inabaláveis com o Tocantins, desde o então norte-goiano, e toda sua gente.
Siqueira Campos foi um visionário, um homem de coragem que desbravou caminhos para a criação do Estado do Tocantins em 1988, lutando incansavelmente por essa conquista histórica que mudou os destinos de toda a região, trazendo oportunidades para seus moradores e tantos brasileiros que para cá vieram em busca de oportunidade. Seu pioneirismo e seu empenho incansável, às vezes incompreendido pela tenacidade e determinação, deixaram um legado duradouro para as futuras gerações.
Além de suas realizações políticas, Siqueira Campos será lembrado por sua liderança carismática, sua habilidade em unir pessoas e sua paixão inabalável pelo bem-estar de seu povo. Ele sempre foi um defensor incansável dos direitos e interesses do Tocantins e lutou para garantir um futuro próspero e promissor para todos. Além do Tocantins, uma luta que foi por outros líderes também compartilhada, a criação de Palmas emprestou a sua marca mais relevante, cidade planejada e moderna que, para além de cartão postal do nosso Estado, serviu para unir todas aquelas cidades que reivindicavam a condição de capital tocantinense.
Neste momento de profunda tristeza, nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos de Siqueira Campos. Que encontrem consolo e força para superar essa perda irreparável. Seu legado permanecerá vivo, inspirando gerações futuras a continuarem a luta por um Tocantins melhor. Morre, sem sombra de dúvidas, o maior líder da história tocantinense, a quem a história prestará mais homenagens pela criação do Tocantins e sua capital, Palmas. Palmas para Siqueira Campos.
Que a memória de Siqueira Campos seja honrada e que seu exemplo de liderança, integridade e dedicação ao serviço público continue a guiar os rumos do Tocantins. Descanse em paz, eterno governador Siqueira Campos.
Ricardo Ayres – Deputado Federal
É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do ex-governador, Siqueira Campos, nesta terça-feira, dia 4 de julho.
Siqueira deixou um legado importante na história do Tocantins, ao qual dedicou-se incansavelmente desde o início para a criação do que é hoje o estado mais novo da nação. Que sua memória seja sempre lembrada e sua contribuição para a sociedade seja sempre valorizada.
Nossos pensamentos estão com todos que estão sofrendo com essa perda.
Professor Júnior Geo – Deputado Estadual
Neste momento de imensa tristeza, me junto ao Tocantins na dor pela perda do criador e e eterno governador do Tocantins, Siqueira Campos, na noite desta terça-feira, 4. Com 94 anos, aquele que fora meu grande líder e inspiração como político e ser humano partiu sereno na certeza de que mudou os rumos de vida de tanta gente.
Não há como falar em política no Tocantins sem falar deste nobre e grande líder que acreditou na fundação de um estado que ainda não existia, um futuro novo para mais de 1,5 milhões de moradores tocantinenses. Siqueira também lutou incessantemente pelo nosso Bico do Papagaio e chamou a atenção de todos para o grande potencial das cidades da região.
Esta perda é, sem dúvidas, inestimável porque, além de perdermos o criador do nosso Estado, perco o líder que sempre me orientou na condução de meus mandatos políticos e prestou, à mim, grandes conselhos de vida.
Fico agora com o sentimento de perder um pai muito presente, mas sabemos que Siqueira deixou o seu legado de determinação e esperança que é possível fazer diferente.
Presto condolências a todos os familiares e amigos neste momento de profunda dor e que todos sejamos consolados pela certeza de que Siqueira Campos será eternamente lembrado pelo país inteiro por ter criado o Tocantins e a capital, Palmas, e lutado por esta terra e por esta gente até os últimos segundos de vida.
Deputado Amélio Cayres – Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins
É com profundo pesar que o Sebrae Tocantins recebe a notícia do falecimento do primeiro governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido nesta terça-feira, 04 em Palmas.
Conhecido nacionalmente como um dos principais responsáveis pela criação do estado do Tocantins que ocorreu em 1988, Siqueira Campos foi um líder notável. Como primeiro governador do Estado, ele estabeleceu políticas e estratégias para atrair investimentos e estimular o desenvolvimento econômico. Sua visão empreendedora foi fundamental para promover a diversificação da economia tocantinense.
O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família enlutada e expressam condolências e votos de consolo e paz.
Pedimos a todos que estejam em oração para que Deus traga conforto aos familiares neste momento de dor.
Paulo Carneiro – Presidente do Conselho do Sebrae
Rérison Antônio Castro – Superintendente
Rogério Ramos – Diretor Técnico
Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças
A Secretaria da Cultura do Tocantins vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do ex-governador e criador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido neste dia 4 de julho de 2023.
É com imensa tristeza e consternação que o Tocantins recebe a notícia da partida de um dos grandes visionários da nossa história, responsável por concretizar o sonho de autonomia do povo tocantinense. Siqueira Campos foi um líder corajoso e destemido, que lutou incansavelmente pela criação do estado do Tocantins.
Primeiro governador eleito do Tocantins, Siqueira Campos enfrentou grandes desafios para estruturar as instituições e construir uma identidade própria para a nova unidade da Federação. Sua visão de futuro, aliada a um trabalho incansável de articulação política, foi fundamental para a efetivação do estado, tornando o Tocantins uma realidade.
Além de desbravar novos caminhos na política, Siqueira Campos sempre defendeu a valorização da cultura e das tradições do Tocantins. Reconhecendo a riqueza e diversidade cultural de nosso estado, ele investiu na promoção e disseminação das nossas expressões artísticas, valorizando nossos artistas, mestres da cultura popular, festas tradicionais e tudo o que representa a nossa identidade como tocantinenses.
Governador por mais três mandatos e senador da República, Siqueira Campos deixou um legado marcante, não só como criador do estado do Tocantins, mas como um líder visionário, que acreditou no potencial e na força do nosso povo. Sua dedicação incansável ao desenvolvimento do estado, aliada a um espírito empreendedor, contribuiu para colocar o Tocantins no mapa do Brasil e do mundo.
Neste momento de dor e saudade, a Secretaria da Cultura do Tocantins se solidariza com a família e amigos do ex-governador José Wilson Siqueira Campos.
Que sua memória e legado sejam lembrados sempre, como exemplo de um líder que dedicou sua vida ao desenvolvimento do Tocantins. Secretaria de Estado da Cultura
José Wilson Siqueira Campos, vive! Nossa homenagem.
É com imenso pesar que o Secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, recebeu a triste notícia do falecimento de José Wilson Siqueira Campos.
O eterno Governador foi um líder exemplar, pioneiro e visionário, que desempenhou um papel fundamental para a criação do Estado do Tocantins em 1988. Como primeiro Governador do Estado, ele dedicou sua vida ao serviço público, exercendo o cargo por quatro mandatos.
Além de sua liderança política, Siqueira Campos foi um defensor incansável da educação e um grande promotor de programas de inclusão social. Por meio do seu programa emblemático, os Pioneiros Mirins, ele proporcionou oportunidades educacionais a crianças em todo o Estado, incentivando seu desenvolvimento e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.
Sob sua gestão, foram realizadas grandes obras, que deixaram um legado significativo para todos os habitantes do Estado. Sua dedicação incansável ao progresso e bem-estar do povo tocantinense será sempre lembrada.
Neste momento de profunda tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e a todos os cidadãos do Tocantins. Que encontrem conforto e força para enfrentar essa perda irreparável.
Que o legado de José Wilson Siqueira Campos seja um exemplo de liderança, coragem e dedicação, inspirando as futuras gerações a continuarem lutando pelos ideais de progresso, educação e inclusão.
Professor Fábio Vaz – Secretário de Estado da Educação
Tocantins perde um dos seus maiores políticos: Ex-Governador Siqueira Campos deixa Saudades
É com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do falecimento do ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. Hoje, o Estado perde um líder político ímpar, um visionário e um verdadeiro estadista.
Para mim, é um momento de profunda reflexão e gratidão, pois foi sob a inspiração e influência de Siqueira Campos que despertei meu amor pela política. Desde jovem, tive a honra de testemunhar seu trabalho incansável em prol do povo tocantinense. Ele sempre foi uma figura emblemática, um exemplo de dedicação e comprometimento com a transformação e melhoria da vida das pessoas.
Siqueira Campos foi um homem à frente de seu tempo, com uma visão clara e audaciosa para o desenvolvimento do nosso estado. Sua liderança trouxe avanços significativos em diversos setores, deixando um legado de conquistas e realizações que irão perdurar por gerações.
Com longa trajetória política ele renunciou ao mandato de deputado Federal na 48ª Legislatura, entre 1987 e 1991, para assumir o cargo de governador do Estado do Tocantins, em 1989, na primeira de suas quatro passagens como governador do nosso Tocantins.
Em 2014, renunciou ao mandato e em 2018 concorreu na suplência de senador, para o mandato que vai até 2027. Assumiu interinamente o Senado em julho de 2019.
Siqueira Campos será eternamente lembrado como um grande defensor dos interesses do Tocantins e um fervoroso defensor da nossa história. Seu exemplo de dedicação, trabalho árduo e amor à nossa terra continuará inspirando todos nós a seguir em frente, em busca de um estado cada vez melhor.
Neste momento de profunda dor, envio meus mais sinceros sentimentos à família e amigos do ex-governador. Que encontrem conforto e forças para enfrentar essa perda irreparável. A sua partida deixa uma lacuna imensa na política tocantinense e em nossos corações.
Que sua memória seja honrada e seu legado preservado. Sua contribuição para o progresso e desenvolvimento do Tocantins jamais será esquecida. Descanse em paz, grande líder! ??
Luciano Oliveira – Deputado Estadual pelo Tocantins
É com imenso pesar que a Prefeitura de Colinas do Tocantins manifesta condolências pelo falecimento de José Wilson Siqueira Campos, mais conhecido como “Siqueira Campos”, o “Siquerido”, ocorrido hoje, 04 de julho de 2023.
Maior figura e lider do desmembramento do norte do Goiás, que deu origem ao estado do Tocantins em 1988, Siqueira Campos foi o primeiro governador do estado, no qual ocupou o cargo por 09 anos e 05 meses em quatro mandatos distintos. A fundação e construção da capital Palmas também fez parte de suas inúmeras realizações pelo estado.
Foi em Colinas do Tocantins que Siqueira iniciou sua vida política sendo eleito vereador (1965) com votaçao expressiva, assumindo logo em seguida
(1966) a presidência da Câmara Municipal. Seu legado político estendeu-se também por quatro mandatos ao cargo de deputado federal (1971-1988). Em 2019 se tornou o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado, aos 91 anos.
O Sr. Siqueira Campos era pai do também politico Eduardo Siqueira
Campos, primeiro prefeito eleito de Palmas (1993-1997) e senador da república pelo Tocantins (1999-2007).
Aos familiares e amigos, expressamos nossos sinceros sentimentos neste momento de dor, e que Deus possa confortar vossos corações.
Prefeito de Colinas – Josemar Carlos Casarin
Relacionado
Link para compartilhar: