Reivindicando o cumprimento de diversas pendências as quais a gestão municipal mantém sem cumprir, os Agentes de Endemias e Saúde (ASC e ACE) de Colinas entraram em greve nesta terça-feira, 22. A manifestação em prol dos direitos segue sem data para terminar.
Entre as cobranças estão as datas base dos anos de 2021 até vigente e a insalubridade que a gestão está pagando valor desatualizado conforme atualização do Plano de Cargos Carreira e Remuneração – PCCR. Os Agentes cobram uma explicação, alegam a falta de princípio da isonomia uma vez que também são profissionais da saúde e não faz nenhum sentido ser a única classe a não receber o reajuste.
O movimento GREVISTA foi deliberado durante reunião no último dia 15, na Câmara de vereadores da cidade. Conforme a direção do sindicato, no dia 16, foram encaminhados as notificações sobre o movimento que acontece essa semana ao prefeito Josemar Carlos Casarin, os gestores da secretaria de saúde e da administração do município, promotor da comarca, e o juiz da comarca do Fórum de Colinas do Tocantins e outros órgãos pertinentes a ação.
Piso salarial
De acordo com a Emenda Constitucional nº 120, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias é fixado exatamente a dois salários mínimos.
Esse valor deve ser aplicado no início da tabela e dessa forma automaticamente cada servidor ter seu vencimento base calculado correspondente ao nível e letra a exemplo dos municípios como Guaraí, Miracema, Porto Nacional, Araguanã, entre outros.
Relacionado
Link para compartilhar: