Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 10, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 10, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Avicultura: mesmo com alta de produção e exportação de aves do país, Tocantins enfrenta desafios no mercado

Segundo as projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), apresentadas em agosto, o ano de 2023 tem sido marcado por novos aumentos na produção e na presença internacional da avicultura do Brasil. 

Conforme levantamento da ABPA, a produção de carne de frango está rumo às 14,95 milhões de toneladas produzidas ao longo dos 12 meses de 2023, número 3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 14,52 milhões de toneladas.  

A disponibilidade de produtos no mercado interno deverá alcançar 9,85 milhões de toneladas, volume 1,5% superior às 9,70 milhões de toneladas registradas em 2022. Com isto, o consumo per capita de carne de frango deverá ficar em 46 quilos neste ano, dado 1,5% maior que os 45,2 quilos per capita registrados em 2022. 

Pela primeira vez na história, o setor deverá superar a barreira de 5 milhões de toneladas exportadas, se confirmadas as projeções da ABPA. Neste ano, a expectativa da entidade é de embarques totais de 5,20 milhões de toneladas, volume até 8% superior aos embarques registrados em 2022, com 4,82 milhões de toneladas. 

Cenário no Tocantins 

O cenário é diferente para o estado do Tocantins, de acordo com o presidente da Associação dos Avicultores do Norte do Tocantins (Avinto), Paulo Roberto Dias de Campos. Isso porque o mercado interno, no estado do Tocantins, tem enfrentado estabilidade na produção e consumo da carne de frango.

Questionado sobre o mercado, o presidente afirmou que anda estagnado e que “na primeira quinzena houve um aumento de consumo, mas foi pequeno”.

Campos afirma que, mesmo com os ótimos índices que representam o Brasil como um todo, o estado do Tocantins enfrentou dificuldades, uma vez que os números, comparados aos do ano passado, foram inferiores.

De julho a 24 de agosto de 2022, foram vendidos no varejo (pequenos comércios) – 1.280.381,40 kg. Comparado ao ano passado, de julho a 24 de agosto de 2023, as vendas no varejo alcançaram os 586.940,00 kg. Um recuo de 54%, afirma o presidente da Avinto. 

Atualmente os municípios que possuem porte para produção, criação e comercialização de aves no estado são: 

  1. Cachorrinha
  2. Luzinópolis
  3. Angico
  4. Nazaré
  5. Sta Terezinha
  6. Tocantinópolis
  7. Aguiarnópolis
  8. Palmeiras
  9. Darcinópolis
  10. Wanderlândia
  11. Araguaína
  12. Muricilândia
  13. Santa Fé
  14. Barrolândia
  15. Miracema
  16. Porto nacional
  17. Paraíso
  18. Monte Santo
  19. Chapada de Areia
  20. Nova rosalândia
  21. Fátima
  22. Oliveira de Fátima
  23. Pugmil
  24. Santa Rita

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

🎤 Gio Lisboa lança “Fora da Plateia” em cidades do Brasil e Europa: “Quero que as pessoas vivam essa experiência comigo”

Com mais de 852 milhões de visualizações no YouTube, 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 5,7 milhões de...

Suplementos viram aliados de quem busca força e definição: veja como escolher suplementos para ganhar massa com segurança

Tem gente que jura que é só tomar um pozinho mágico e virar um monstro de academia da noite...

Cotação do boi gordo no Tocantins recua após semanas de alta: clima e oferta explicam tendência

Especialistas apontam que a menor procura de frigoríficos e o aumento da oferta de animais prontos para abate influenciam...

Eduardo Gomes e Dorinha aparecem empatados na liderança pela disputa ao governo, diz pesquisa

Levantamento mostra cenário indefinido, com alta taxa de indecisos e influência crescente do governador Wanderlei Barbosa, fora da disputa A...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Promoções com sorteios impulsionam vendas no Tocantins, mas exigem autorização legal: conheça quem cuida de tudo por você

Em um cenário econômico desafiador, o varejo no Tocantins tem buscado estratégias para manter o fluxo de clientes e...

Marinha do Brasil determina adequação de balsas entre Aguiarnópolis e Estreito por excesso de passageiros

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), determinou a adequação imediata da operação de...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img