Nesta quinta-feira, 7, acontece um feriado único na história. Em 7 de setembro o Brasil comemora seus 201 anos como uma nação independente. Para marcar a data, estados pelo Brasil realizam nesta quinta desfiles militares o que deverá atrair milhares de pessoas para os locais de comemoração.
Abaixo, confira o que acontece nas principais capitais do país
Brasília
Em Brasília, o Dia da Independência do Brasil será celebrado com o Desfile Cívico de 7 de Setembro, com início previsto para às 9h desta manhã. O desfile contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terá como slogan Democracia, Soberania e União.
Segundo o apurado pelo DT, a comemoração prevê reunir cerca de 30 mil pessoas. A segurança será reforçada em toda a área da Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes.
A comemoração contará com tanques, lançador múltiplo de mísseis e foguetes, blindados, veículos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica – incluindo a Esquadrilha da Fumaça.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deverá fazer discurso e nem comparecer ao desfile em São Paulo. Após o evento na capital federal, ele embarca para a Índia, onde participará da reunião do G-20 na próxima semana.
Tocantins
Em Palmas, capital do estado, são previstas cerca de 3 mil pessoas, entre civis e militares, que participarão do tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro. A concentração acontece na ala sul da Praça dos Girassóis, na Avenida LO-01, sentido Leste-Oeste, a partir das 18 horas. O evento é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A programação começará às 16h30, com a concentração dos pelotões e revista das tropas. A expectativa é de que aproximadamente 15 mil pessoas participem desse importante momento de resgate da história da nação. Para acomodar melhor o público, foram instaladas arquibancadas no local.
Avenidas interditadas
Em virtude da movimentação, durante o desfile cívico, algumas avenidas nas proximidades da Praça dos Girassóis serão interditadas, a partir das 15 horas: Avenida Teotônio Segurado, trecho entre a LO-01 e a LO-03 nos dois sentidos (norte e sul); Avenida NS-01, sentido sul-norte, entre a LO-01 e a Avenida JK; LO-01 nos dois sentidos da NS-01 à NS-02; Avenida LO-02 sentido oeste e leste entre a NS-01 e a NS-02; NS-02 no sentido norte/sul da LO-01 à LO-02; e NS-02 nos dois sentidos da LO-01 à Avenida JK.
Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro, serão mais de 50 ruas e avenidas da região central, interditadas, a partir das 15h desta quinta. O desfile acontecerá na Avenida Presidente Vargas, agora às 9h.
São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vão dividir o palanque da celebração do 7 de setembro na capital paulista. A previsão é que a cerimônia siga o protocolo, para resgatar o espírito cívico da data e evitar um caráter político.
O evento em São Paulo começou às 8 horas, no Sambódromo do Anhembi. São esperados a participação de até 30 mil pessoas nas arquibancadas.
A cerimônia começou com o hasteamento da bandeira e com a revista às tropas por Tarcísio, Nunes e oficiais-generais das Forças Armadas na Avenida Olavo Fontoura. Em seguida, as autoridades compuseram o palanque da comemoração.
Goiânia
O desfile cívico-militar em Goiânia começou às 8h e termina às 12h, e terá a participação de bandas de escolas, além de militares e membros das forças de segurança estadual e municipal.
Ao todo, mais de 3 mil militares, policiais, bombeiros e guardas civis vão desfilar para o público presente. O trânsito no local vai sofrer alterações durante o evento, previsto para até às 11h30.
Piauí
A concentração oficial aconteceu em Teresina na Avenida Marechal Castelo Branco, a partir das 7h desta quinta. De acordo com o governo do estado, a expectativa de público para o evento é de 35 mil pessoas, sendo que 5 mil vão participar do desfile.
Pará
Vias de Belém terão trânsito alterado em 31 pontos durante o desfile cívico-militar. Os 31 pontos em vias próximas ao local foram interditados por volta das 5h da manhã e seguem até às 13h.
Relacionado
Link para compartilhar: