O ator Michael Gambon, que interpretou o personagem Albus Dumbledore a partir do terceiro filme da franquia “Harry Potter”, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira, 28, após um ataque de pneumonia.
A informação foi confirmada em um comunicado assinado por sua esposa, Lady Anne Gambon, e pelo filho, Fergus Gambon. O texto, divulgado pela assessoria de imprensa Clair Dobbs, diz:
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia. Michael tinha 82 anos. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e agradecemos por suas mensagens de apoio e amor.”
Vida pública
Premiado com dois SAG Awards e quatro Baftas, Gambon, nascido na Irlanda, começou sua carreira ainda na década de 1960. Trabalhou muito tempo em teatro, inclusive em adaptações de peças de William Shakespeare.
Entre os papéis notáveis de Gambon estão o líder psicótico da máfia em "O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante" (1989), dirigido por Peter Greenaway, e o retrato do idoso rei George V em "O Discurso do Rei" (2010), dirigido por Tom Hooper.
No entanto, foi sua interpretação marcante como Alvo Dumbledore, o diretor de Hogwarts, na série "Harry Potter" que o imortalizou nos corações dos fãs do mundo inteiro. Sua atuação substituiu a do falecido Richard Harris a partir do terceiro filme da saga.
Link para compartilhar: