A maternidade é avassaladora. Ela costuma engolir todo o tempo da mulher, fazendo com que o foco de seus pensamentos se volte quase que totalmente para o cuidado dos filhos. É praticamente impossível que uma mãe não se torne monotemática, pois não há como fugir deste assunto (maternidade) que permeia sua vida depois que se torna mãe. Mas também é muito difícil que uma mãe consiga se dedicar aos filhos plenamente sem que tenha um tempo para si mesma, desligando-se, mesmo que por alguns instantes, da rotina atribulada.
Tendo em vista essa dupla condição, a influenciadora digital Rúbia Baricelli e a jornalista, escritora e autora do livro “Eu era uma mãe perfeita…até me tornar uma: diário de uma maternidade real”, Paola Guaraná, criaram e apresentam o podcast “A Mãe tá Off”, que já alcançou mais de 1,1 milhão de contas no Instagram e 84 mil contas no Youtube.
De forma leve e divertida, Rúbia e Paola exploram, analisam e debatem diversos aspectos da maternidade, desde questões práticas como amamentação e cuidados infantis, até questões profundas e complexas, como a identidade da mulher além da maternidade e os desafios emocionais enfrentados durante a jornada materna.
Para tanto, elas recebem a cada episódio convidados especiais, que com sua perspectiva única a respeito dos desafios de ser mãe enriquecem o debate relativo ao tema da ocasião. Apresentadoras e convidados, então, unem forças, trazem uma diversidade de vozes e opiniões para desafiar os clichês que cercam a maternidade. Afinal, destaca Paola, embora haja semelhanças entre as mães, cada experiência é única e merece ser explorada em toda a sua complexidade.
De acordo com Rúbia, além de ser um espaço para reflexão e compartilhamento das experiências maternas, o podcast é um monumento à feminilidade em todas as suas formas. Assim, cada episódio do programa faz questão de destacar e louvar a mulher por trás da mãe, lembrando o que as mulheres são capazes de conquistar, independentemente de status de maternidade. “Mulheres são líderes, empreendedoras, artistas, cientistas e muitos mais”, ressalta.
Por seu formato, “A Mãe tá Off” pode ser ouvido a qualquer momento em qualquer lugar, propiciando, segundo Paola, que as mães encontrem no programa um oásis de reflexão e conexão em meio às demandas diárias da vida com crianças. “É um espaço para chamar de nosso, para assistir ou ouvir onde e quando as crianças deixarem”, destaca. O programa é sobretudo, conforme a jornalista e apresentadora, um lugar seguro e acolhedor, onde as mulheres podem desligar-se das expectativas sociais e das pressões da maternidade. “É um lembrete gentil de que está tudo bem tirar um momento para si mesma, de se desconectar do caos diário e de recarregar as energias”, diz.
Entre os convidados que já participaram do programa estão: a advogada, professora universitária e escritora, Ruth Manus; a jornalista, escritora e apresentadora, Juliana Goes; a influencer Lia Camargo; a empreendedora, mentora e influenciadora digital, Isabela Matte; a influenciadora digital, publicitária e escritora best-seller, Fabi Santina; os professores e youtubers, Tiago e Gabi; além das atrizes e influenciadoras Luciele Di Camargo e Thaís Pacholek.
Relacionado
Link para compartilhar: