Nesta semana Goiânia, capital de Goiás, completa quase 1 mês desde a contratação, do Consórcio Limpa Gyn, que já atua na cidade desde abril, responsável pela limpeza da cidade.
O valor total do contrato é de aproximadamente R$ 740 milhões, por um período de 24 meses. O Consórcio liderado pela Quebec Ambiental, irá desembolsar R$ 19 milhões por mês.
A Prefeitura de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), anunciou um novo cronograma para permitir que o consórcio faça os ajustes necessários nas rotas das regiões Leste e Norte. Atualmente, o consórcio já é responsável por 51,11% dos serviços de coleta domiciliar, 33% da varrição mecanizada nas regiões Oeste, Leste e Norte e 25% da remoção de entulho na região Norte.
Além disso, ele também ficará responsável pela região Oeste. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) continuará a coleta do lixo domiciliar na região Sul até o final de junho, com o consórcio assumindo essa função a partir de 1º de julho.
Nos primeiros 30 dias de atuação, entre 22 de abril e 19 de maio, o consórcio percorreu mais de 7,3 mil quilômetros, recolhendo 15 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos e mais de 5 mil toneladas de entulhos nas regiões Leste e Norte. Embora a coleta de lixo tenha sido regularizada, alguns problemas pontuais surgiram.
“Estamos corrigindo esses problemas diariamente, com a fiscalização contínua da Seinfra para garantir o cumprimento do contrato”, explicou Denes Pereira, secretário da Seinfra.
O consórcio também assumirá a remoção de entulho na região Leste, somando-se à sua responsabilidade na região Norte. Segundo o secretário, a Seinfra observou um avanço na qualidade dos serviços prestados e está colaborando na criação de um transbordo na região Leste para otimizar o trabalho e resolver os problemas iniciais. Até que todas as questões sejam resolvidas, o consórcio operará com 30 caminhões por turno.
Durante o mesmo período, a Comurg, que continua a coletar lixo nas regiões Sul e Oeste desde 23 de abril, recolheu cerca de 28 mil toneladas de lixo doméstico entre 1º e 30 de abril. A medição de maio ainda está em andamento. Quando a transição for concluída, a Comurg se concentrará na urbanização da cidade e outros serviços.
Relacionado
Link para compartilhar: