O senador Eduardo Gomes (TO) reconheceu o empenho, esforços e trabalhos da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), no fortalecimento e desenvolvimento dos 139 municípios tocantinenses, principalmente em favorecer o andamento dos trabalhos do Calha Norte e da Codevasf no Tocantins.
O reconhecimento foi externado durante entrevista ao quadro “De Frente com Maju”, do Portal Gazeta do Cerrado. Quando indagado sobre o volume de recursos e benefícios aos Municípios, o senador Eduardo Gomes disse que isso está relacionado com toda a Bancada Federal do Tocantins nesses 36 anos de Estado, mas também com os trabalhos dos gestores municipais.
“E também um pouquinho da mudança de postura dos prefeitos. A ATM foi muito influente nesse processo, foi através da ATM que a gente conseguiu por exemplo, trazer a Codevasf para o Tocantins, que já tem mais de R$700 milhões realizados em obras e equipamentos, e essa grata surpresa que o projeto Calha Norte, que faz um trabalho aqui liderado pelo General Poty, de treinamento e esclarecimento. Então, os prefeitos e prefeitas foram fundamentais nessa nova postura de trazer recursos.”, disse o senador.
A ATM teve papel na vinda da Codevasf e também do Programa Calha Norte. “Favorecemos a troca de informações, a mobilização dos gestores e a realização das capacitações. A Codevasf é uma importante estatal de atuação no Nordeste brasileiro e que veio pra somar ao Tocantins, enquanto que o Programa Calha Norte favoreceu a agilidade em convênios e parcerias com os entes federais”, disse Diogo Borges, presidente da ATM.
No início de junho, a ATM e o Ministério da Defesa realizaram capacitação sobre o Programa Calha Norte, voltado aos prefeitos, parlamentares federais e estaduais e técnicos municipais responsáveis pela celebração, acompanhamento e prestação de contas dos convênios celebrados com o Programa.
Bancada
Por fim, a imprensa o presidente da ATM afirma o interessante constante em manter a proximidade com a Bancada Federal, que na avaliação da entidade, é o ente que mais coloca recursos nos 139 municípios tocantinenses, direto e indiretamente. “Os investimentos nos Municípios é resultados dos recursos de emendas parlamentares, seja individual e de bancada. A Saúde nos Municípios é feita com qualidade devido as emendas que ajudam a custear essa importante área do bem estar social. Todos os senadores e deputados federais tem papel crucial nos 139 municípios tocantinenses”.
Relacionado
Link para compartilhar: