Na última terça-feira (25), a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou um projeto de lei autorizando o Governo do Tocantins a contratar uma operação de crédito junto ao Banco de Brasília (BRB), no valor de até R$ 250 milhões. A operação, que possui garantia da União, é destinada a financiar ações de melhoria e expansão das vias de acesso à Palmas, com foco na eficiência do transporte e no desenvolvimento sustentável da região. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo, os recursos serão empregados principalmente na duplicação da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que conecta Palmas a Luzimangues (distrito de Porto Nacional), e na duplicação da TO-080, no trecho que liga Luzimangues a Paraíso do Tocantins.
Antes de sua aprovação em plenário, o projeto recebeu apoio unânime das comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ); Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; e Defesa do Consumidor. A deputada Vanda Monteiro (UB) celebrou a aprovação, destacando a importância das obras para a população local. “Esta duplicação é um sonho do povo de Palmas e também de Luzimangues, e hoje a gente está vendo este sonho se tornar realidade. Eu tenho o maior orgulho de dar meu voto favorável”, afirmou Monteiro. Nilton Franco (Republicanos), presidente da Comissão de Finanças, destacou o impacto positivo da medida. “Hoje é um sonho, não só como deputado estadual, mas como cidadão, ver a possibilidade real do alargamento daquela ponte e também da duplicação da 080”, disse Franco, ressaltando a relevância histórica da aprovação.
Na Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Valdemar Júnior (Republicanos) contextualizou a operação dentro de um plano mais amplo de infraestrutura. “A operação faz parte de um projeto macro de infraestrutura aplicado no Tocantins pelo Governo do Estado”, afirmou Júnior. Ele citou outras obras significativas, como a nova ponte de Porto Nacional, a pavimentação asfáltica da TO-050 na Região do Jalapão e a recuperação de diversas estradas no Bico do Papagaio. Os deputados Jair Farias (UB) e Gutierres Torquato (PDT) também expressaram apoio ao projeto. “Estes empréstimos só são possíveis devido às condições financeiras que o Estado se enquadra”, observou Farias. “A infraestrutura do Estado do Tocantins é crucial e fundamental para atrair novos investimentos, e esta tem sido uma preocupação muito grande do Governo do Estado”, reforçou Torquato. (Assessoria de Imprensa Aleto)
Relacionado
Link para compartilhar: