Tocantins perde Totó Cavalcante, um dos líderes na campanha de criação do Estado

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 17, em Palmas, aos 77 anos o ex-deputado, ex-senador e ex-secretário Totó Cavalcante, uma das principais lideranças nas campanhas para criação do Estado do Tocantins. Ele sofria de enfisema pulmonar e perdeu a vida por conta de uma pneumonia que evoluiu para uma insuficiência respiratória.

O corpo de Totó Cavalcante será velado a partir das 11 horas no Palácio Araguaia, em Palmas, e tem sepultamento marcado para esta quinta-feira, 18, às 8 horas, no Cemitério Parque Jardim das Acácias, em Palmas.

Vida pública

Nascido em Corrente, no Piauí, em 12 de agosto de 1947, foi eleito em 1982 e 1986 como Deputado estadual pelo MDB de Goiás, José Antônio Totó Aires Cavalcante, mais conhecido como Totó Cavalcante, foi uma das principais lideranças para criação do Tocantins nos anos que antecederam a Constituinte de 1988. Criado o Estado, Totó foi eleito suplente em 1994 na chapa com Carlos Patrocínio e exerceu o mandato entre abril e agosto de 1996.

Além da carreira política Totó se destacou na comunicação com a criação da Rádio Independência do Tocantins, em 1980, na então Paraíso do Norte, hoje Paraíso do Tocantins. Num período em que representava a oposição ao então governo militar, ele conseguiu a concessão e colocou para funcionar a emissora que seria integradora no Vale do Araguaia.

Antes de ser eleito deputado em 1982, José Antônio Totó Aires Cavalcante cursou Direito na então Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, foi Presidente do Grêmio Literário do Colégio Estadual de Porto Nacional, Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da UCG, Goiânia, Presidente da Casa do Estudante do Norte-Goiano, CENOG, fundou e dirigiu o Colégio Sena Aires, Goiânia e também fundou e dirigiu a Rádio Independência do Tocantins em Paraíso.

Um dos responsáveis pela criação do Tocantins, ele chegou a participar da greve de fome junto ao deputado Siqueira Campos, que permaneceram 98 horas e 35 minutos de jejum pela causa. Diante da insistência, o então presidente José Sarney se viu obrigado a nomear uma comissão de redivisão territorial para estudar a criação do novo Estado, que viria a se concretizar em 5 de outubro de 1988, com a Constituição Cidadã.

Notas de Pesar

Assembleia Legislativa do Tocantins

“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Totó Cavalcante, figura emblemática na história e na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Natural de Corrente, Piauí, Totó Cavalcante dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do nosso Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República.

Sua contribuição foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins.

Totó Cavalcante deixou um importante legado, não apenas na política, mas também na comunicação, ao fundar a Rádio Independência do Tocantins, que se tornou um marco na história da nossa comunicação.

Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências à família, amigos e admiradores de Totó Cavalcante.

Que sua memória e seus feitos continuem a inspirar gerações a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso do nosso amado Tocantins.

Amélio Cayres – Presidente

——————————

Deputado Federal Ricardo Ayres

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Antônio Totó Ayres Cavalcante, conhecido como Totó Cavalcante, um pioneiro tocantinense, ex-deputado estadual e senador, e um dos grandes líderes na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Além de líder político, Totó Cavalcante foi um advogado e professor cuja trajetória foi marcada por seu compromisso público e bem-estar social. Sua participação ativa na criação do Estado do Tocantins foi fundamental, especialmente quando, ao lado do então deputado Siqueira Campos, protagonizou uma greve de fome de 98 horas e 35 minutos, que culminou na nomeação de uma comissão de redivisão territorial, resultando posteriormente na concretização do novo Estado.

Para mim, Totó Cavalcante não era apenas um líder político; era um familiar que sempre me espelhei como pessoa, parente muito próximo e perto em convivência, alguém que sempre considerei e por isso chamava de tio.

Neste momento de dor, oferecemos nossas condolências à família, amigos e a todos os tocantinenses que se inspiraram na sua trajetória. Seu legado de coragem e determinação ficarão marcados nas páginas da história do Brasil, em especial do Tocantins.

Ricardo Ayres – Deputado Federal

————————————————————

Valdemar Júnior – Deputado Estadual

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do estimado amigo José Antônio Totó Aires Cavalcante, um homem de grande valor, que dedicou sua vida à causa pública e teve um papel preponderante na incansável luta pela criação do estado do Tocantins, por meio da Casa do Estudante do Norte Goiano (CENOG) e da Comissão do Norte Goiano (CONORTE).

Totó Cavalcante foi deputado estadual e senador ainda pelo estado de Goiás, onde fez do parlamento, um lugar de luta e de grandes contribuições decisivas pela emancipação política do Tocantins.

Ele deixa um legado de perseverança, coragem e dedicação ao progresso e bem-estar social do nosso estado, que continuará a inspirar todos nós tocantinenses.

Neste momento de dor e luto, expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Que sua memória seja sempre lembrada e que seu exemplo de dedicação inspire futuras gerações.

Valdemar Júnior – Deputado Estadual

———————————————–

Prefeitura de Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel lamentou a morte de José Antônio Aires Cavalcante, 77 anos, ocorrido na quarta-feira, 17, devido a um Enfisema Pulmonar. Totó Cavalcante como era conhecido, foi deputado estadual e um dos líderes na luta pela criação do Tocantins.

“Totó é exemplo de resistência e força. O Tocantins perdeu uma figura emblemática na história do nosso Estado. Que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares”, lamentou Ronivon Maciel.

Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás e com especialização em Coimbra, Totó Cavalcante tem muita história em Porto Nacional, sendo morador da cidade por vários anos. Totó Cavalcante, junto com o ex-governador Siqueira Campos, fez greve de fome em meados da década de 1980, obrigando o então presidente José Sarney a criar uma comissão que, posteriormente, resultou na fundação do Tocantins.

Totó também foi suplente de senador e contribuiu em vários cargos públicos. “O legado de Totó Cavalcante é impressionante. Hoje partiu um dos personagens políticos que mais contribuiu para consolidação do nosso Estado”, reforçou o prefeito.

Ronivon Maciel – Prefeito de Porto Nacional

————————————————————-

Tribunal Regional Eleitoral

Em nome dos magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, lamentam profundamente o falecimento do ex-senador, deputado e secretário de Estado, Totó Cavalcante.

José Antônio Totó Ayres Cavalcante nasceu em 12 de agosto de 1947, no município de Corrente, Piauí. Foi uma figura emblemática na política tocantinense, tendo um papel crucial na criação do estado do Tocantins. O político era reconhecido por sua habilidade de articulação e seu compromisso com as causas sociais, chegando a atuar na gestão estadual como secretário do Governo do Tocantins em 2010.

Neste momento de pesar, a Justiça Eleitoral do Tocantins manifesta suas condolências aos familiares e amigos.

TRE-TO

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.