Na última quarta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM TO) foi acionado para combater um incêndio na Fazenda Guarabu, na zona rural de Araguaína. O incêndio afetou 150 hectares, enquanto 13.407 hectares foram preservados, incluindo pastos, casas e a fazenda.
A equipe do CBM TO foi até o ponto base da brigada da fazenda, onde havia focos de incêndio nas áreas de preservação ambiental. No local, foram informados sobre as áreas de risco, como bens móveis, imóveis, animais, áreas de preservação permanente (APPs) e redes de energia.
Para combater as chamas, a fazenda contava com dois caminhões-pipa, dois tratores com grades hidráulicas, um trator agrícola com concha e funcionários que já estavam combatendo o incêndio. Além disso, foi utilizado um drone com câmera térmica para monitorar a extensão do fogo e identificar novos focos.
A equipe do CBM TO assumiu a coordenação da operação, priorizando a prevenção e o combate ao fogo. Foram feitas faixas de contenção de mais de 20 metros de largura para evitar a propagação das chamas, e os caminhões-pipa ajudaram a extinguir o incêndio.
Para evitar novos focos de incêndio, os maquinários permaneceram no local para concluir o restante das faixas de contenção. Após finalizar a ocorrência, a equipe deixou o local sob os cuidados do proprietário da fazenda.
Relacionado
Link para compartilhar: