A Dunlop, fabricante de pneus, esclarece que a borracha de pneus não pode ser usada para apagar lápis. A empresa explica as diferenças entre a borracha usada em pneus e a encontrada nos estojos escolares, destacando os motivos pelos quais a borracha de pneu não cumpre essa função.
A borracha de apagar lápis é composta por diversos materiais, incluindo caulim, que define sua maciez ou abrasividade. Projetada para ser relativamente macia e eficiente na remoção do grafite do papel, a borracha escolar é feita para apagar sem rasgar a folha. Em contraste, a borracha dos pneus é extremamente dura e resistente, especialmente na área do talão, que fixa o pneu na roda. O carbono, presente em grande quantidade, confere durabilidade ao pneu.
A borracha escolar pode ser produzida com borracha natural, extraída do látex da seringueira, borracha sintética, derivada do petróleo, ou uma combinação de ambas. Ingredientes como enxofre e caulim são essenciais. O enxofre é utilizado no processo de vulcanização, que transforma a borracha de um estado plástico para um estado elástico, aumentando sua resistência. O caulim regula a maciez e abrasividade, permitindo que a borracha apague sem danificar o papel.
Ao apagar, as partículas de grafite se ligam às partículas da borracha escolar, que se soltam com o atrito, removendo o grafite sem danificar o papel. Pequenos pedaços de borracha penetram no papel, suavizando o processo e preparando a folha para novas correções.
Por outro lado, a borracha dos pneus é projetada para suportar grandes cargas, calor, atrito e impacto. Doses mais altas de enxofre na vulcanização e outros aditivos aumentam a dureza do material. O carbono, que compõe cerca de um quinto da borracha de um pneu de carro de passeio, é responsável por sua resistência e pela cor preta característica dos pneus. Essa resistência torna a borracha de pneu incapaz de apagar o grafite, pois não adere ao papel e acaba rasgando a folha antes de apagar qualquer marca.
"Enquanto a borracha dos pneus é projetada para suportar condições extremas de calor, atrito e impacto, a borracha escolar é formulada para ser delicada e eficaz na remoção de grafite sem danificar o papel. Essa diferença fundamental na composição e propósito torna impossível usar a borracha de um pneu para apagar lápis," explica Alex Campos de Melo Rodrigues, gerente de processos da Dunlop Pneus.
Portanto, a borracha dos pneus Dunlop é projetada para durabilidade e resistência em condições extremas, e por isso não possui as propriedades necessárias para apagar lápis de maneira eficiente.
Relacionado
Link para compartilhar: