Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Energisa explica quais são os cuidados essenciais em obras próximas à rede elétrica

A realização de obras e reformas próximas à rede elétrica requer atenção e cuidados rigorosos, uma vez que acidentes fatais podem ocorrer facilmente. Dados de 2023 da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade revelam que 115 trabalhadores da construção civil perderam a vida no Brasil no ano passado devido a choques elétricos. Outros 50 acidentes fatais foram registrados por contato com a rede de distribuição elétrica.

As vítimas desses acidentes incluem pedreiros, pintores e ajudantes de obra, que frequentemente operam sem as devidas proteções. Luciana Teixeira, coordenadora de saúde e segurança da Energisa Tocantins, alerta para a gravidade do problema.

“Aqui no Tocantins, recebemos o registro de seis casos este ano. O que mais nos preocupa é que são ocorrências que, muitas vezes, poderiam ter sido evitadas se esses profissionais tivessem seguido os procedimentos de segurança e/ou utilizado os equipamentos e produtos adequados e de qualidade", disse.

A Energisa realiza fiscalizações e oferece orientações à comunidade sobre segurança nas obras, ressaltando a importância de seguir a regulamentação NR10, que estabelece medidas de controle e sistemas preventivos. Luciana recomenda que, em caso de dúvida, os clientes entrem em contato com a Energisa para obter informações sobre distâncias seguras e riscos associados à rede elétrica.

O uso de caminhões, guindautos e maquinários agrícolas é outro ponto crítico, pois esses veículos podem causar acidentes elétricos ao se aproximarem ou estacionarem sob a rede elétrica. Em caso de acidente, a coordenadora orienta que não se deve tocar no veículo, que pode estar energizado, e que é fundamental acionar a Energisa pelo 0800 721 3330, além de chamar o Samu ou o serviço de emergência local se houver feridos.

Evitar práticas inadequadas é essencial para prevenir acidentes, como encostar ferramentas na rede elétrica, construir muito perto da fiação e usar máquinas pesadas nas proximidades.

Entre as principais orientações estão garantir que as ligações elétricas sejam feitas por profissionais qualificados, respeitar uma distância mínima de segurança de dois metros na horizontal e três na vertical, e ter cuidado ao manusear objetos metálicos e operar equipamentos pesados.

Além disso, toda instalação elétrica deve ser realizada por eletricistas habilitados, que devem desligar a chave geral do medidor antes de iniciar qualquer trabalho.

A adesão a essas diretrizes pode contribuir significativamente para a diminuição do número de acidentes fatais e promover um ambiente de trabalho mais seguro em canteiros de obras.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Fraz Solidária doa mais de dois mil itens de higiene para mulheres em vulnerabilidade no Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense Com o objetivo de promover dignidade e bem-estar para mulheres em situação de...

Scot Consultoria, parceira do Diário Tocantinense, aponta alta no preço do boi gordo no Norte do Tocantins

Por Ricardo Fernandes | Redação | Tocantinense O mercado do boi gordo no Tocantins iniciou abril com movimentações distintas entre...

F6 da Fama: Thais Carla é internada, Jade se irrita e Bella nega romance

Nesta quarta-feira, 2 de abril, o mundo dos famosos foi sacudido por novidades envolvendo três grandes nomes da mídia....

Turismo sustentável cresce no Tocantins e atrai visitantes nacionais e estrangeiros

O Tocantins tem se consolidado como um dos principais destinos de turismo sustentável e de experiências do Brasil, atraindo...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Bolsa sobe, dólar cai e crise no Canal de Suez afeta fretes e preços

A Bolsa de Valores brasileira opera em alta nesta terça-feira 02/03, impulsionada pela expectativa de corte nos juros dos...

Expansão da inteligência artificial impõe desafios ao setor eleitoral, agrícola e de consumo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute novas regras para o uso da inteligência artificial nas eleições de 2026, com...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img