Mulheres conquistam 60% das medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 terminou com uma performance notável das mulheres, que conquistaram 60% das medalhas do país, incluindo todos os ouros. A delegação feminina, que pela primeira vez superou a masculina em número, foi responsável por 12 das 20 medalhas brasileiras. Com 153 mulheres contra 126 homens, as atletas representaram 55% da equipe brasileira, um aumento em relação aos 47% de Tóquio 2020.

O Brasil encerrou a competição com três medalhas de ouro, sete de prata e dez de bronze, resultando na segunda melhor participação do país na história dos Jogos Olímpicos, atrás apenas das 21 medalhas de Tóquio. Rebeca Andrade, na ginástica artística, Beatriz Souza, no judô, e a dupla Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia, garantiram os ouros.

Rebeca Andrade se destacou ao se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil, com um total de seis medalhas, ultrapassando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael. Em Paris, Rebeca conquistou o ouro no solo, além de pratas no individual geral e no salto, e um bronze por equipes.

A primeira medalha de ouro do Brasil em Paris veio com Beatriz Souza na categoria acima de 78 kg do judô. A vitória de Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia encerrou um jejum de 28 anos sem que mulheres brasileiras subissem ao lugar mais alto do pódio nessa modalidade. No surfe, Tatiana Weston-Webb conquistou a prata, a primeira medalha de uma mulher brasileira na modalidade.

Na coletiva de imprensa realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), no último domingo, 11, foi destacado o papel das mulheres na conquista das medalhas. Além das três medalhas de ouro, o Brasil conquistou sete pratas e dez bronzes, somando um total de 20 medalhas na competição.

Confira todas as medalhas conquistadas pelo Brasil:

Ouro:
– Ginástica artística feminina, categoria solo individual, com Rebeca Andrade;
– Judô feminino, categoria acima de 78 kg, com Beatriz Souza;
– Vôlei de praia feminino, com a dupla Ana Patrícia e Duda.

Prata:
– Futebol feminino;
– Surfe feminino, com Tatiana Weston-Webb;
– Marcha atlética masculina, com Caio Bonfim;
– Ginástica artística feminina, categoria geral individual, com Rebeca Andrade;
– Ginástica artística feminina, no salto, com Rebeca Andrade;
– Judô, categoria até 66kg, com Willian Lima;
– Canoagem masculina, na categoria C1 1000m, com Isaquias Queiroz.

Bronze:
– Vôlei feminino;
– 400m com barreiras masculino, com Alison dos Santos;
– Skate park masculino, com Augusto Akio;
– Surfe masculino, com Gabriel Medina;
– Ginástica artística feminina, categoria geral por equipes, com Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares;
– Skate feminino, com Rayssa Leal;
– Judô feminino, categoria até 52kg, com Larissa Pimenta;
– Judô por equipes;
– Boxe feminino, com Bia Ferreira;
– Taekwondo masculino, com Edival Pontes.

Historicamente, o Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1920 e, desde então, esteve presente em todas as edições, exceto a de 1928. Antes de Paris, o país havia conquistado 150 medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão, incluindo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze. No entanto, nas nove edições dos Jogos Olímpicos de Inverno em que o Brasil participou, a delegação ainda não conseguiu subir ao pódio.

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.