Três promotores do Ministério Público do Tocantins (MPTO) estão concorrendo para formar a lista tríplice para a escolha do próximo procurador-geral de Justiça. As candidaturas foram registradas até a quinta-feira, 15 de agosto, e incluem Abel Andrade Leal Júnior, Marcelo Ulisses Sampaio e Tarso Rizo Oliveira Ribeiro.
A eleição para selecionar a lista tríplice ocorrerá no dia 11 de outubro. Os procuradores e promotores de Justiça ativos do MPTO votarão para definir a ordem dos candidatos. A lista tríplice será então encaminhada ao governador do Estado, que terá um prazo de 15 dias para nomear um dos candidatos para o cargo de procurador-geral de Justiça. O nomeado tomará posse em 14 de dezembro, durante uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.
Conheça os candidatos
Abel Andrade Leal Júnior, natural de Ipiaú (BA), ingressou no MPTO em 2001. Atualmente, ele é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital e chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Leal também coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e preside diversas comissões e comitês.
Marcelo Ulisses Sampaio, de Ribeirão Preto (SP), entrou no MPTO em 1991. Atualmente, é titular da 24ª Promotoria de Justiça da Capital e subprocurador-geral de Justiça. Sampaio também exerce a função de assessor especial do procurador-geral de Justiça e já foi coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Tarso Rizo Oliveira Ribeiro, nascido em Manaus (AM), ingressou no MPTO em 2008. Ele é titular da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína e coordena o Gaeco. Ribeiro também é Encarregado de Dados da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Relacionado
Link para compartilhar: