Primeiro Debate Palmas: Eduardo e Geo mostram propostas e criticam ausência de candidata do PL

O primeiro debate da disputa eleitoral pela Prefeitura de Palmas promovido pela TV Jovem Record nesta sexta-feira, 16, foi marcado por um clima de cordialidade entre os candidatos que compareceram: Eduardo Siqueira (Podemos), Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana. Todos criticaram a ausência de Janad Valcari (PL) que anunciou pouco antes do evento que não compareceria ao debate, se justificando que a emissora pertence a um aliado de Eduardo Siqueira.

Pela ausência, a candidata do PL foi criticada pelos oponentes, que também citaram ao longo do debate a postura dela de buscar a Justiça com frequência contra jornalistas e veículos de comunicação. Outro ponto de crítica contra Janad foi o fato dela ter invadido unidades de saúde do município para gravar imagens sem autorização nem dos pacientes e nem de funcionários.

A única pergunta polêmica da candidata Lúcia Viana foi justamente a primeira do primeiro bloco, quando ela perguntou a Eduardo Siqueira sobre ele ter sido investigado acerca de aplicações suspeitas de recursos do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev-TO), que ele respondeu dizendo não ter sido responsabilizado por nada, inclusive com carta do ex-presidente do Igeprev, Jaques Silva, inocentando-o.

Eduardo respondeu dizendo que o servidor do município poderá ficar tranquilo quanto ao PrevPalmas, respondendo à questão de Lúcia Viana.

Nas respostas às perguntas elaboradas pela Fieto, os candidatos Eduardo e Geo mostraram conhecer bem o assunto e falaram de criar melhores condições para indústrias, enquanto Lúcia Viana resolveu discorrer sobre socialismo. A emissora poderia ter aproveitado melhor este bloco com perguntas de outras entidades empresariais como Fecomercio, Acipa e CDL, já que Palmas tem o comércio como base forte da economia.

Nos outros blocos os temas da saúde e da segurança foram destaque com Júnior Geo e Eduardo Siqueira mostrando conhecerem bem a realidade. Enquanto Geo defendia construir mais um CAPs e mais unidades de saúde, Eduardo Siqueira levantava questões sobre a atual gestão, defendendo que além de prédios, o município precisa colocar profissionais para um bom atendimento. Uma das críticas de Eduardo foi que atualmente pais de crianças autistas e com outras neurodiversidades não têm onde conseguir um laudo para ter o tratamento adequado para seus filhos.

Um outro momento em que a chapa esquenta entre Geo e Eduardo foi quando o deputado questiona a respeito do IFTO, onde ele é professor. “O senhor tem dito que criou o IFTO e eu sou professor lá e não sei como isso aconteceu”, disse Geo.

Eduardo por sua vez parece ter ficado um pouco irritado e respondeu que quando foi prefeito de Palmas é que o IFTO, antiga Escola Técnica Federal do Tocantins, foi construído exatamente nesta época e que, além de destinar o terreno, sua gestão construiu prédios e aprovou projetos arquitetônicos. “Professor, quando o senhor for no IFTO veja a placa que tem na entrada, tem meu nome nela”, ironizou.

Parece que no final do debate Eduardo Siqueira lembrou que era oposição e criticou Geo por não saber informações da gestão da prefeita que o apoia. Fez várias críticas à gestão da Saúde da atual mandatária da Prefeitura.

Após Geo citar que sua vice tinha sido escolhida para representar a região Sul da cidade e que “ela conhece de perto os problemas porque é técnica de enfermagem e assistente social e também moradora da região sul”, Eduardo Siqueira abriu outra fileira de ataques à atual gestão, citando a parte da infraestrutura: “No Taquari e outros bairros asfaltados recentemente o material não tem a mesma qualidade daqui da área central. Negaram asfalto usinado à periferia”, enfatizou.

Lúcia Viana passou a impressão de conhecer pouco os temas ou de não ter se preparado para o debate, ou talvez um certo nervosismo.

O apresentador da Record nacional Raul Dias teve pouco trabalho e muita tranquilidade para conduzir o debate, já que embora com várias divergências, os dois candidatos e a candidata atuaram de forma cordial.

Após a foto oficial, os candidatos convocaram suas claques para o lado externo da emissora, onde muitas pessoas esperavam.

Sobre a alegação de Janad de que a emissora pertence a Wanderlei Luxemburgo e que este é apoiador de Eduardo Siqueira, é presiso lembrar que quando ela aceitou o convite e as regras, ele ja era proprietário da emissora e já apoiava Eduardo. Então, não havia surpresa para Janad sobre este quesito. A surpresa foi ela deixar pra avisar na última hora que não ia aparecer.

Está dada a largada à Campanha Eleitoral. Quem viver, verá!!!

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.