A "Toca: Mostra Itinerante de Cinema" será realizada a partir do dia 22 de agosto, em Araguaína, e percorrerá outras cidades do Tocantins com o objetivo de valorizar as comunidades quilombolas. A mostra é voltada para a exibição de filmes com temáticas quilombolas, além de oficinas de fotocomunidade e uma exposição fotográfica que retrata o modo de vida dessas comunidades. A iniciativa conta com investimento da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria Estadual da Cultura.
O projeto será conduzido pela antropóloga, realizadora audiovisual e produtora executiva Lucinete Morais, que destaca a importância de promover o intercâmbio de saberes e estimular a produção de narrativas audiovisuais nas comunidades quilombolas. “Através da oficina de fotografia, por exemplo, buscamos valorizar o olhar dos jovens para as referências culturais ainda presentes nas comunidades, seja relacionado ao trabalho, ao alimento, à religiosidade ou às relações comunitárias”, explica Lucinete.
O evento percorrerá as cidades de Muricilândia, Aragominas, Santa Fé, Gurupi, Chapada de Natividade, Natividade, Dianópolis e Arraias. Segundo Lucinete, a ideia surgiu a partir de sua experiência como antropóloga e pesquisadora, ao observar a distância das comunidades quilombolas de eventos culturais e a dificuldade de acesso a produções audiovisuais que refletem as tradições e o patrimônio cultural dessas comunidades. “A maioria das cidades do Tocantins não possui uma sala de cinema, e por outro lado, existe a dificuldade em tornar conhecidos e acessíveis os filmes produzidos no interior do Brasil que refletem as tradições, o território e o patrimônio cultural das comunidades”, comenta.
Entre os filmes que serão exibidos durante o evento estão "A Sússia" (2018), um documentário sobre a Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, em Arraias, e "Marta Kalunga" (2022), que retrata a busca de uma mulher Kalunga pela valorização da memória e preservação da cultura de sua comunidade.
O lançamento da mostra ocorrerá na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, com a exibição do filme "Unite for Bissau (Nô Kumpu Guiné): agroecology and feminism in Guinea Bissau", dirigido por Iara Lee. Após a exibição, haverá um debate com a professora doutora Marina Grigório, mediado pela professora Lucinete Morais.
Relacionado
Link para compartilhar: