Consórcio CODER realizará duas mil cirurgias oftalmológicas no Tocantins

O Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO) deve realizar duas mil cirurgias oftalmológicas para pacientes dos 18 municípios que integram o consórcio. A iniciativa, que contempla cirurgias de catarata e pterígio, será organizada em quatro polos regionais: Duére, Palmeirópolis, Paranã e Peixe. Procedimentos de alta complexidade poderão ser encaminhados para Palmas.

Na última quinta-feira, 15 de agosto, os gestores dos municípios se reuniram para definir a escala dos atendimentos iniciais, que serão realizados antes das cirurgias. O cronograma de triagens foi planejado para ocorrer entre 24 de agosto e 1º de setembro, com os primeiros atendimentos previstos para Santa Rita do Tocantins e Sucupira.

O presidente em exercício do Consórcio, Diogo Borges, prefeito de Talismã, destacou a relevância da ação ao afirmar que o projeto leva "procedimento médico especializado chegando a quem mais precisa", com foco em atender a demanda de pacientes na região Sul do estado que necessitam de tratamento contra a catarata e pterígio.

Os recursos para viabilizar a iniciativa, no valor de R$ 3 milhões, foram destinados pelo senador Eduardo Gomes por meio de emenda parlamentar, o que possibilitou a execução desse projeto de saúde ocular para os municípios envolvidos.

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.