Banco gigante é instalado em Colinas do Tocantins para conscientização sobre violência contra a mulher

Na última terça-feira, 20, foi instalado um banco vermelho gigante na Praça 7 de Setembro, em Colinas do Tocantins, com 4 metros de comprimento e 1,80 metro de altura. A instalação é uma ação do Instituto Banco Vermelho (IBV), uma entidade brasileira sem fins lucrativos que atua no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. 

A iniciativa é promovida pelo Poder Judiciário do Tocantins, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), e integra a programação do “Agosto Lilás”, um mês dedicado à proteção das mulheres, conforme proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do enfrentamento da violência de gênero e o combate ao feminicídio. 

O projeto do IBV prevê a instalação de bancos vermelhos em locais de grande circulação para fornecer informações e canais de apoio às vítimas de violência doméstica. Desde o lançamento nacional do projeto em 1º de agosto, mais de 30 bancos foram instalados em diversos estados, incluindo o Senado e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). No Tocantins, está prevista a colocação de 16 bancos vermelhos em locais públicos.

O Instituto Banco Vermelho foi fundado em 25 de novembro de 2023, em homenagem ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. Foi criado por Andrea Rodrigues, publicitária e ativista, e Paula Limongi, executiva de marketing, após a perda de amigas em situações de violência. A entidade visa o #feminicídiozero e usa a instalação de bancos vermelhos para promover a reflexão e fornecer informações de apoio.

Em 31 de julho de 2024, o Presidente Lula sancionou a Lei nº 14.942, que incorpora as ações do IBV ao “Agosto Lilás”, e prevê a instalação de bancos vermelhos em locais públicos, além da premiação de projetos voltados para a conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher.

Neste ano, foram registrados 11 feminicídios no estado do Tocantins, mas nenhum no município de Colinas. Em nota ao Diário Tocantinense a Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO) informou que a 4ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV) de Colinas do Tocantins continua funcionando normalmente. A delegacia conta com uma Delegada Titular, agentes de polícia e uma agente que atua como Escrivã, conforme autorizado pelo Código de Processo Penal. A SSP/TO também disponibiliza informações sobre como realizar registros de boletins de ocorrência na 3ª Delegacia Regional, na 6ª Central de Atendimento, pela Delegacia Virtual ou pelo Aplicativo Salve Mulher.

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.