Nesta sexta-feira (06/09), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou o Reporte Preliminar do acidente aéreo que envolveu a aeronave de matrícula PS-VPB, ocorrido em Vinhedo, São Paulo, no dia 9 de agosto de 2024. A apresentação inicial foi feita em Brasília, primeiramente para os familiares das vítimas, seguida por uma coletiva de imprensa. O acidente, que abalou o país, deixou uma série de questões sobre as causas da queda da aeronave, que partiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP).
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, abriu a coletiva destacando o compromisso do CENIPA com a transparência e a seriedade na investigação. Ele ressaltou o respeito à dor das famílias das vítimas, reforçando que o principal objetivo do CENIPA é a prevenção de futuros acidentes.
Detalhes do Voo e do Acidente
A aeronave, um ATR 72-212A (comercialmente conhecido como ATR 72-500), transportava 58 passageiros e 4 tripulantes quando, às 13h21 (horário de Brasília), deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP). Apenas um minuto após o último contato, às 13h22, a aeronave colidiu com o solo dentro de um condomínio no município de Vinhedo. O Centro de Coordenação de Salvamento (SALVAERO) foi acionado imediatamente, às 13h26, e o CENIPA notificou seus investigadores, que rapidamente iniciaram os procedimentos de análise da ocorrência.
O CENIPA montou uma equipe multidisciplinar para conduzir as investigações, incluindo especialistas em fatores operacionais, materiais e humanos. O apoio de autoridades internacionais, como o Bureau d”Enquêtes et d”Analyses pour la Sécurité de l”Aviation Civile (BEA), da França, e o Transportation Safety Board of Canada (TSB), também foi fundamental, já que as empresas responsáveis pela fabricação da aeronave e dos motores são desses países.
Fator Contribuinte: Formação de Gelo
Um ponto importante identificado no Reporte Preliminar foi uma possível falha no sistema DE-ICING, utilizado para prevenir o acúmulo de gelo nas superfícies da aeronave. As gravações do Cockpit Voice Recorder (CVR) indicaram que os tripulantes comentaram sobre problemas no sistema de proteção contra gelo antes da queda. A análise do Flight Data Recorder (FDR) também mostrou que o sistema AIRFRAME DE-ICING foi ligado e desligado várias vezes durante o voo.
De acordo com os dados meteorológicos, a aeronave estava voando em uma área com elevada umidade e temperaturas abaixo de 0°C, o que favoreceu a formação severa de gelo. Essas condições meteorológicas adversas se estendiam desde o Paraná até São Paulo.
Linhas de Investigação
O Investigador-Encarregado da Comissão de Investigação, Tenente-Coronel Aviador Paulo Mendes Fróes, explicou que acidentes aéreos geralmente são o resultado de múltiplos fatores contribuintes. No caso do PS-VPB, a investigação se concentra em três áreas principais:
- Fatores Humanos: investigando o desempenho da tripulação, que possuía mais de 5.000 horas de voo, e sua resposta à situação de formação de gelo.
- Fator Material: analisando a aeronavegabilidade, com foco nos sistemas de anti-gelo e proteção contra stall.
- Fator Operacional: avaliando as condições de voo e o desempenho técnico dos tripulantes.
Próximos Passos da Investigação
A equipe de investigação continuará coletando dados adicionais para garantir a precisão nas análises. O Tenente-Coronel Fróes reiterou que não há um prazo exato para a conclusão do relatório final, mas que o CENIPA está comprometido em apresentar os resultados o mais rápido possível, respeitando a complexidade do caso.
O objetivo final da investigação é emitir recomendações de segurança que possam evitar a repetição de tragédias semelhantes. O chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, reforçou que o Reporte Preliminar poderá sofrer atualizações conforme novas informações forem validadas.
Conclusão e Próximos Passos
A investigação do acidente de Vinhedo segue em andamento, com a FAB comprometida em garantir que todos os fatores contribuintes sejam analisados de forma precisa. O CENIPA visa não apenas entender o que levou à queda da aeronave, mas também oferecer soluções que aprimorem a segurança de voo no futuro. O Relatório Final será publicado no site oficial do CENIPA assim que concluído, conforme previsto no Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional.
Esse acidente reforça a importância de medidas rigorosas de segurança e a necessidade de constante aprimoramento nas operações de voo. O CENIPA trabalha para garantir que as lições aprendidas com o PS-VPB sirvam como base para evitar que tragédias como essa se repitam.
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