O evento denominado “Juntos por Palmas” marcou nesta segunda-feira, 9, a oficialização do apoio dos ex-prefeitos de Palmas Raul Filho (PDT) e Derval de Paiva (MDB), à candidatura do também ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) à prefeitura da Capital. Os três chegaram acompanhados do ex-deputado e primeiro comandante da PM do Tocantins, coronel Osvaldo Mota, e ainda do ex-treinador de futebol da Seleção Brasileira e vários grandes clubes Wanderlei Luxemburgo.
Depois de passar no meio da plateia presente, Eduardo Siqueira pediu o microfone e quebrou o protocolo fazendo as vezes de apresentador, mestre de cerimônias e orador. Apresentou os convidados um a um lembrando fatos e momentos políticos importantes da história de Palmas e do Tocantins.
Ao apresentar Raul Filho, Eduardo destacou que fez uma brilhante administração em Palmas, marcada por dedicação à Educação e pela implantação das Escolas de Tempo Integral. Falando de Derval, recordou dos tempos em que admirava seus discursos no Congresso Nacional e também quando foi gestor de Palmas, assumindo quando Raul se afastou para ser candidato à reeleição.
Sem citar nominalmente adversários, Eduardo Siqueira disse que Palmas e seus eleitores não estão à venda. “Podem derramar quanto dinheiro for e tentar comprar quantas lideranças frágeis quiserem, mas o povo de Palmas sabe que só a nossa candidatura vai fazer o que eles realmente precisam”, profetizou.
Ainda sobre Derval, Eduardo frisou que é de grande importância seu apoio por toda sua representação na política e na história do Tocantins e que embora por muito tempo adversários, nunca faltou o respeito. “Na luta pela criação do Tocantins, muitos adversários políticos se uniram na Constituinte e antes dela também. O Derval é um desses nomes e depois tivemos vários embates, mas sempre tivemos uma grande admiração e respeito”, enfatizou.
História
Primeiro a falar, o ex-deputado Osvaldo Mota lembrou de quando foi enviado pelo então governador Ary Valadão (in memorian) a Araguaçu para levar as condolências pelo falecimento do pai de Raul Filho. Também recordou de quando foi convidado por Siqueira Campos para a primeira campanha para governo do Tocantins (mandato tampão), ocasião em que renunciou à patente da PM em Goiás para ser o primeiro comandante da PM.
Mota apontou que Eduardo Siqueira, por ter realizado já tantas obras importantes no início de Palmas é o nome certo para alavancar um novo momento da capital. Apontou ainda que Raul e Eduardo foram os melhores prefeitos da Capital, e fez brincadeira ao dizer que admirava Luxemburgo e Derval. “Eu abracei aqui o Luxemburgo e expressei minha admiração por ele, mas é desde quando eu assistia pela TV ele jogando no Flamengo e falava pra não ser muito mau com o meu Vasco. O Derval sempre gostei dos seus discursos poéticos e também o admirei por sua lisura e ética na política e na vida pública”, comentou.
Emocionante
Observando inicialmente as recomendações médicas por conta de problemas de saúde que passa, Derval de Paiva pediu desculpas inicialmente pelas limitações que o cercam como dificuldades e cuidados com a fala, com a mão que treme e com o pouco tempo que pode ficar de pé. Mesmo assim, fez questão de comparecer ao evento e afirmou que vai “melhorar para participar de outro comício ou uma caminhada”.
Derval declarou que decidiu apoiar Eduardo por considerá-lo o mais preparado e para “atender a um desejo do velho Siqueira”, que viu em um vídeo falando que queria ver o filho mais uma vez Prefeito de Palmas. Em voz com tom baixo, revelou que apesar de adversário, sempre admirou Siqueira Campos e dona Aureny. “Eduardo é filho de duas árvores frutíferas e Palmas é sua irmã”, manifestou.
Outra revelação foi que tempos recentes ia até a residência do ex-governador para presentear-lhe com requeijões de sua fazenda. “Eu sempre deixava os requeijões com o ajudante de ordens e um dia ele queria que eu entrasse, mas num determinado dia eu só pedi que dissessem a ele que eu vi a gravação sobre o Eduardo”, narrou ao explicar que apoiaria Eduardo quando fosse candidato.
Luxa
Wanderlei Luxemburgo começou o discurso dizendo que Raul Filho foi uma das primeiras pessoas que o acolheu e que o fez acreditar em Palmas e nas pessoas. Sobre a campanha de Eduardo, assegurou que Eduardo Siqueira estará no segundo turno e que vai ser vitorioso. “Certa vez eu saí com 20% pra ganhar um campeonato e os grandes tinham 80 e eu ganhei, então Eduardo você já está no segundo turno e nós vamos ganhar porque eu só entro em time que ganha e você vai ganhar”, bradou.
Raul
Depois de exaltar as figuras de Luxemburgo e Derval de Paiva, Raul Filho lembrou de José Wilson Siqueira Campos quando da implantação de Palmas quando o Estado se movimentava para tentar levar a Capital para suas regiões. “Araguaína se movimentou grandiosamente e chegou a deixar na gente alguma dúvida, mas Siqueira agiu muito rápido e um dia num rancho que tinha no povoado do Canela o Siqueira disse, aqui terá o lago mais bonito do Brasil e apontava os prédios que existiriam colocando na nossa ideia que aqui seria uma cidade”, relatou.
Raul ainda recordou ainda que Siqueira construiu vários prédios em menos de um ano, o que tornou impossível qualquer ideia de levar a capital para outra cidade que não fosse Palmas. “Tudo foi feito com muita dificuldade porque os recursos eram poucos e mesmo que o governador Siqueira Campos tenha partido, nós sentimos a sua presença em qualquer lugar desta cidade”, salientou.
Eduardo Siqueira, pouco antes, lembrava que a primeira homenagem em vida a Siqueira Campos, foi feita por Raul Filho, quando quis trocar o nome da avenida Teotônio Segurado para avenida José Wilson Siqueira Campos. “Te agradeço Raul e embora a homenagem não possa ter sido concretizada, meu pai aceitou e reconheceu”, agradeceu.
Raul Filho conclui dizendo que assim que soube não ser possível uma candidatura sua, já tinha decidido apoiar Eduardo, por considerá-lo o mais preparado para a gestão e aquele que mais pode fazer por ela. “Eduardo tem a história e a experiência ao seu lado e é uma pessoa que certamente vai fazer melhor o que esta cidade precisa. Eu só quero pedir que retome o projeto da Escola de Tempo Integral como era, como nós construímos com professores da rede e também os berçários nas creches para que as mães possam trabalhar com tranquilidade”, encerrou.
Relacionado
Link para compartilhar: