A primeira pesquisa Fieto/Ipespe para Gurupi nas eleições de 2024 aponta para uma grande vantagem de Josi Nunes (UB) contra os adversários Eduardo Fortes (PSD) e Cristiano Pisoni (PSDB). A pesquisa foi realizada presencialmente nos dias 6 a 9 de setembro com 500 entrevistados.
Na pesquisa estimulada, Josi Nunes tem a metade do eleitorado pesquisado, ou seja, 50%, enquanto Eduardo Fortes tem 35% e Cristiano Pisoni com 6% da preferência. A preferência é corroborada com a avaliação da atual gestão de Josi, com 54% de avaliação como ótima ou boa, 33% como regular e apenas 11% que consideram ruim ou péssima.
Na amostra espontânea, Josi Nunes tem 46% contra 30% de Eduardo Fortes e Pisoni tem 6%. Outro ponto favorável à atual prefeita é a rejeição de apenas 21% do eleitorado, contra 41% de Pisoni e 19% de Fortes. A gestão de Josi é aprovada por 65% do eleitorado, contra apenas 22% que disseram desaprovar.
Outros números
Além do número de indecisos abaixo de 20%, são apenas 16% que não decidiram ainda em quem votar, o percentual dos que já consideram que a decisão sobre o voto já é definitiva, é de 73%.
Metodologia
Pesquisa Quantitativa face a face realizada pelo instituto Ipespe, sob encomenda da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) no município de Gurupi-TO de 6 a 9 de setembro de 2024. Foi extraída aleatoriamente uma amostra de 500 entrevistados, representativa do eleitorado do município de Gurupi-TO.
Foram definidas cotas de sexo, idade e localidade; com controle de instrução. As entrevistas foram presenciais realizadas por equipe de pesquisadores com ampla experiência nesse tipo de abordagem.
A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.
Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TO-05767/2024
Relacionado
Link para compartilhar: