Incêndio em centro de reciclagem de Palmas intriga moradores, e Bombeiros destacam prioridade no combate ao fogo

 

Na tarde desta sexta-feira (13), um incêndio de grandes proporções atingiu um centro de reciclagem de materiais na região norte de Palmas, mobilizando mais de 20 bombeiros em uma operação complexa que levou cerca de 40 minutos para controlar as chamas. Apesar do rápido controle do fogo, os moradores e curiosos da região querem entender o que causou o incidente, mas as causas ainda não foram oficialmente determinadas.

Segundo o tenente-coronel Alex Matos, comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), ainda é cedo para apontar as razões exatas do incêndio. "Nossa prioridade é o combate às chamas e a segurança da área. A menos que o proprietário tenha informações concretas, não podemos afirmar de imediato o que causou o incidente", afirmou o comandante.

A perícia é o próximo passo para investigar o que teria provocado o incêndio. "A Polícia Científica pode ser acionada para realizar um laudo técnico ou uma investigação mais detalhada, especialmente se houver vítimas. Alternativamente, o proprietário também pode solicitar uma perícia particular para esclarecer os fatos", completou Matos.

O incêndio teve início por volta de 12h20, momento em que todas as viaturas de combate do centro de Palmas foram deslocadas para o local, incluindo três viaturas de combate a incêndio, três caminhonetes de apoio, uma ambulância e um caminhão de suprimento de água. Além disso, um caminhão PIPA, contratado pela prefeitura, também ajudou na operação.

O local atingido abrigava materiais diversos de reciclagem, o que complicou o combate às chamas devido à alta inflamabilidade dos itens. "O fogo se espalhou rapidamente pelos materiais, dificultando o trabalho. Contudo, em cerca de 40 minutos conseguimos controlar as chamas. A fumaça preta se tornou branca, indicando que estávamos no controle da situação", explicou o tenente-coronel.

Embora o fogo tenha sido contido, o trabalho de rescaldo continua, já que, por se tratar de um depósito de material reciclável, é necessário revirar os itens para extinguir todos os focos de calor e evitar novos incêndios. "Estamos garantindo que não haja pontos quentes remanescentes. Esse processo é fundamental para que o local seja entregue com segurança ao proprietário", concluiu Matos.

Até o momento, não foram registrados feridos no local, mas o incidente gerou grande preocupação entre os moradores vizinhos, especialmente devido à proximidade do depósito com outras estruturas, como uma igreja e um supermercado. A rápida resposta das equipes evitou que o incêndio se alastrasse, preservando outras construções.

As causas do incêndio permanecem sob investigação, e a perícia será fundamental para determinar o que desencadeou o incidente.

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.