Caminhão-tanque derrama ácido sulfúrico em Araguaína e Corpo de Bombeiros é acionado

Um caminhão-tanque derramou ácido sulfúrico às margens da BR-153 em Araguaína, no norte do Tocantins. O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter o vazamento. Ninguém se feriu.

O caso foi registrado nesta segunda-feira, 08. O caminhão-tanque transportava 36 mil litros de líquido altamente corrosivo e incolor. O material possui diversas aplicações em indústrias e em laboratórios e por isso é uma substância bastante utilizada.

Em nota a Prefeitura de Araguaína informou que não há córregos ou nascentes nas proximidades, e por isso não houve contaminação direta em nenhum curso d’água. Disse ainda que será lavrado um auto de infração para a empresa responsável,o valor ainda será mensurado conforme o grau de impacto ambiental. (Veja a nota completa no fim da reportagem)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista seguia com destino a Teresina (PI) e quando passava próximo ao Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara) percebeu que havia um vazamento na parte traseira do tanque. Ele decidiu estacionar às margens da rodovia.

Segundo os bombeiros, havia acúmulo de material vazado próximo ao caminhão. O ácido havia corroído parte das mangueiras de ar do veículo.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Araguaína informa que, em relação ao acidente ocorrido no último dia 8, na BR-153, nas proximidades do Daiara (Distrito Agroindustrial de Araguaína), quando houve o vazamento de um produto químico, ácido sulfúrico, de um caminhão, a Fiscalização Ambiental esteve presente no local junto à Defesa Civil e, com apoio do Corpo de Bombeiros, fizeram uma contenção física para minimizar os danos e evitar que o material se espalhasse mais e viesse a ocasionar mais prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população.

Informa ainda que não há córregos ou nascentes nas proximidades, portanto não houve contaminação direta em nenhum curso d’água. A fiscalização lavrará um auto de infração para a empresa responsável em virtude do lançamento do produto químico no solo e o valor ainda será mensurado conforme o grau de impacto ambiental

Ressalta também que a equipe de Fiscalização Ambiental de Araguaína retornou ao local neste dia 9 e constatou que o material já está sendo contido e recolhido, seguido de um tratamento ambiental adequado, por um serviço contratado pela empresa responsável pelo caminhão. A fiscalização municipal continuará monitorando a limpeza do local para assegurar que o material seja todo removido.

 

Link para compartilhar:

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato:  63-99201-1452
redacao@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.