Vladimir Putin, reeleito presidente da Rússia nesta segunda, 17, com cerca de 87,3% dos votos, está no mandato desde 2000, sendo o autocrata mais longevo a ocupar o Kremlin desde o ditador soviético Joseph Stalin, que ficou no cargo de 1927 a 1953.
Eleições
As eleições de três dias foram organizadas como uma celebração, com resultados previsíveis, e Putin governará pelo menos até 2030, quando terá 77 anos.
Após a confirmação da vitória, Putin subiu no palco e à imprensa, agradeceu pelos votos recebidos e disse que o mundo estará a um passo da Terceira Guerra Mundial se as nações da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) colocarem homens na guerra contra a Ucrânia.
"Quero agradecer antes de tudo aos cidadãos, somos todos uma única equipe, a todos os cidadãos da Rússia que foram às urnas e votaram", começou.
O presidente também comentou que a presença de tropas ocidentais na Ucrânia poderia empurrar o mundo à beira da Terceira Guerra Mundial.
Apesar disso, Putin disse que não achava que alguém estivesse interessado em tal cenário. “Acho que tudo é possível no mundo moderno. Mas eu já disse isso e está claro para todos que isso (conflito entre a Rússia e a Otan) será apenas um passo de distância de uma Terceira Guerra Mundial em grande escala. Acho que ninguém está interessado nisto”, afirmou.
Relacionado
Link para compartilhar: