Várias alterações na última semana mudam perspectivas do cenário eleitoral da sucessão municipal em Palmas e, porque não dizer, em outras cidades também. Enquanto a senadora professora Dorinha, joga pesado para levar para seu partido, o União Brasil, lideranças em vários municípios, a exemplo do prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, o governador Wanderlei Barbosa também usa sua força política para ampliar suas bases na capital e no interior.
Mesmo tendo saído de cena na última semana (por causa dos procedimentos no coração) para confirmar filiações, Barbosa já tinha movimentado as cartas para ampliar a base de apoio do Republicanos para 2024 com vistas a 2026, com objetivo de ter nas mãos o processo sucessório do Palácio Araguaia.
Uma das novidades da semana vem do PSD, do senador Irajá Abreu, que filiou a ex-deputada Luana Ribeiro, que deixa o PCdoB dizendo ser pré-candidata à Prefeitura de Palmas. Irajá disse que não é bem assim e que o principal projeto do partido seria com as chapas de vereadores nos municípios. Mas Irajá não descartou totalmente a vontade de Luana e adiantou que o partido está aberto a discussões e debates. Lembrando que Luana foi candidata a prefeita em 2012 e na semana passada ficou brava com especulações que se candidataria a vereadora em Palmas.
Geo reaparece
Também acabou o mistério sobre a filiação do deputado Júnior Geo, que teve autorização da Justiça Eleitoral para deixar o Podemos. Após ameaça do Podemos de recorrer da decisão, o deputado ficou em silêncio e escolheu o PSDB da prefeita Cinthia Ribeiro, que agora tem um nome seu para apoiar.
Na verdade, as articulações entre Geo e o grupo da Prefeita já vinha se afunilando há muito tempo. O deputado vinha participando de eventos e encontros da prefeita de Palmas com a população e faltava a confirmação da Justiça, mas com a ameaça do Podemos para favorecer Eduardo Siqueira.
Nesta terça, 9, o PSDB deu boas-vindas a Júnior Geo sem citar pré-candidatura a prefeito.
Canetadas
Na semana passada a Prefeita Cinthia Ribeiro exonerou todos os secretários. A justificativa é o prazo do calendário eleitoral para os que pretendem uma candidatura a cargo eletivo em outubro, mas nesta segunda-feira, 8, outra exoneração chamou a atenção.
Foi exonerada a Superintendente da Secretaria da Mulher, Valtonia Gonçalves, liderança do setor Taquari e região sul e que na semana passada declarou apoio à candidatura de Eduardo Siqueira Campos e filiar-se ao Podemos. Após alguns anos ligada à equipe de Cinthia Ribeiro, Valtonia retorna às raízes siqueiristas.
Raul de volta
Anunciando sua filiação ao PDT do vice-governador Laurez Moreira, o ex-prefeito Raul Filho retorna à cena política dizendo que vai cerrar fileiras com o governador Wanderlei Barbosa. Ao mesmo tempo, adiantou que está pronto para uma possível candidatura ao Paço Municipal.
Luxemburgo
Depois dançar uma cumbia (dança típica da Colombia) com o ex-prefeito Carlos Amastha, o técnico Vanderlei Luxemburgo trocou o PSB pelo Podemos e poderá ser candidato a vice com outro ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos. Para quem não lembra, Luxemburgo era pré-candidato ao senado em 2022 pelo PSB e aos 48 do segundo tempo Carlos Amastha resolveu ser candidato ao Senado, jogando ex-técnico da Seleção Brasileira para escanteio. A reunião do partido, na época, quase acaba em vias de fato.
Vamos ver se Luxa acerta agora o partido e o parceiro, já que da primeira vez na política acabou em bola fora.
Voltando para casa
Quem anunciou pré-candidatura à prefeitura de Pedro Afonso foi o ex-prefeito e ex-secretário da governadoria Jairo Mariano. Ele pensava disputar a Prefeitura de Palmas mas acabou sendo exonerado da função de confiança do governador Wanderlei Barbosa por pressão de deputados. O lançamento aconteceu com a presença do vice-governador Laurez Moreira (PDT), da senadora professora Dorinha (UB) e do deputado Leo Barbosa (Republicanos).
Mariano agora vai disputar a gestão municipal com um ex-aliado, o atual prefeito Joaquim Pinheiro.
Relacionado
Link para compartilhar: