O especialista em Direito do Trabalho, em entrevista ao Diário Tocantinense, abordou algumas questões pouco conhecidas pelos trabalhadores.
Como mencionado pela National Geographic Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado em 1º de Maio, em referência aos movimentos trabalhistas de Chicago no final do século 19. Isso demonstra que as reivindicações de 1886 na Praça Haymarket destacaram a luta por uma jornada de trabalho de oito horas. O trágico Massacre de Haymarket resultou na prisão e execução de líderes sindicais, conhecidos como os “Mártires de Chicago”. O feriado foi posteriormente estabelecido, sendo comemorado em muitos países como um dia de reconhecimento e apoio aos trabalhadores.
Guilherme Cabral, especialista em Direito do Trabalho, ressalta que alguns direitos que os trabalhadores desconhecem incluem, por exemplo, a permissão para ausentar-se do trabalho em caso de falecimento de ascendente ou descendente, por até dois dias consecutivos sem prejuízo da remuneração. Saiba mais no vídeo abaixo.
Relacionado
Link para compartilhar: