Do dia para a noite milhares de pessoas perderam tudo com as enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul. Crianças, mulheres, animais, todos sem casa, sem roupas, sem mantimentos.
Assim, esta, a qual é uma das maiores catástrofes urbanas da história do Brasil, acendeu uma chamada de solidariedade, que há tempos estava apagada nos brasileiros. Uma onda de apoio se levantou, com doações vindas de todos os cantos do país para auxiliar os desabrigados e aqueles em situação de risco.
Nos estados de Tocantins e Goiás, este sentimento também não foi diferente, com diversas ONGs e empresas juntando fundos para doar para as vítimas do incidente.
Tocantins
Sob a coordenação do governo estadual, uma campanha de arrecadação foi lançada, transformando todas as secretarias e escolas da rede estadual em pontos de coleta de doações.
O governador Wanderlei Barbosa determinou a ação “Tocantins pelo Rio Grande do Sul”, que além de arrecadar alimentos, água potável, fraldas, agasalhos e cobertores, também destinou o valor arrecadado com a venda de camarotes no show de abertura do Agrotins 2024 para as vítimas das enchentes.
Além disso, o estado também enviou uma equipe de bombeiros especializados para auxiliar nos esforços de resgate e assistência às vítimas da catástrofe climática.
Quem preferir, a convenção CIADSETA, liderada pelo Presidente Pr. Paulo Martins Neto. O grupo está arrecadando Cestas básicas, materiais de limpeza, roupas e cobertores. Assim, as igrejas filiais encaminharão os donativos por meio de um o caminhão que irá passar para recolher os produtos.
Em Colinas do Tocantins, a Associação Comercial Industrial e Prestacional de Colinas do Tocantins, arrecadou toneladas de alimentos e contou com apoio de voluntários para carregamento de um caminhão que seguiu para a entrega. Dentre os voluntários estava o servidor público, Gromon Bernasconi, que disse ao DT, estar muito feliz pela sua colaboração e ajuda aos necessitados e irmãos do Rio Grande do Sul.
Goiás
Atitude essa, também refletida em Goiás, que enviou diversas equipes do Corpo de Bombeiros local para auxiliar nos resgates das vítimas da calamidade. Além de uma série de iniciativas para apoiar os esforços de recuperação.
Uma das ações mais notáveis foi a criação de um fundo emergencial, que mobilizou recursos financeiros para serem enviados diretamente ao Rio Grande do Sul.
Além disso, o estado promoveu campanhas de arrecadação de donativos, incentivando a população a contribuir com itens essenciais como alimentos, roupas e produtos de higiene.
O governo de Goiás também estabeleceu parcerias com associações comerciais e industriais para ampliar o alcance das campanhas de doação.
O Centro Educacional Estácio, de Goiânia, também estará realizando arrecadações de produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, desodorante e absorventes, além de roupas para todos os públicos, agasalhos, cobertores, toalhas, sapatos e alimentos não perecíveis, como feijão, arroz, macarrão, leite e cafeteria.
Para os pets, a faculdade também inclui arrecadação de ração para animais na campanha.
Relacionado
Link para compartilhar: