Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 3, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Justiça do Trabalho decide suspender a eleição da junta governativa do sindicato dos trabalhadores rurais de Guaraí

A Vara do Trabalho de Guaraí, no Tocantins, analisou uma reclamação trabalhista contra o Sindicato Rural de Guaraí. A ação foi movida por Consuelo Aparecida Julião Fernandes, que questionou a eleição da junta governativa realizada em 16 de fevereiro de 2024.

“Em 2023, resolvi me filiar ao Sindicato Rural com a intenção de, posteriormente, sair candidata a presidente, com o objetivo de organizar e criar um grupo com o agro para fortalecer a instituição e também, a unidade entre a classe,” explicou a Consuelo, em entrevista ao DT.

Segundo a autora, na eleição, houve exclusão de associados e o aumento da anuidade violaram as regras do estatuto do sindicato.

“Entendo que o Sindicato Rural é de todos e para todos! Quando finalizou o mandato em fevereiro de 2024, não houve eleição e não houve prestação de contas. Houve uma assembleia para eleição da junta governativa, da qual o Sr. Adriano Fonseca não poderia participar, uma vez que não prestou contas de seu mandato,” ressaltou Consuelo.

Assim, ela pediu que a eleição fosse anulada, e que os membros da junta governativa fossem afastados, além de solicitar que todos os contratos firmados após a eleição fossem suspensos. Também alegou que a atual administração estava mal gerindo os recursos do sindicato.

“Todos têm acesso aos sites da justiça, onde se observa um aumento de contas não pagas, além das que ainda não foram ajuizadas. A falta de prestação de contas autoriza a perda do mandato de membro da administração,” acrescentou.

Inicialmente, o pedido de urgência foi negado. No entanto, após uma nova análise, a Justiça verificou indícios de irregularidades, como a falta de prestação de contas e o uso de uma conta bancária de Katiuscia Dias Pereira Vieira, esposa de Adriano Oliveira Fonseca, para movimentações do sindicato.

Diante disso, a juíza Solyamar Dayse Neiva Soares, responsável pelo caso, no dia 15 de maio, suspendeu a eleição da junta governativa e afastou Adriano Oliveira Fonseca, Paulo Sérgio de Carvalho e Juliano Venâncio da Silva. 

Após isso, o Ministério do Trabalho e Emprego foi acionado para organizar novas eleições e garantir a prestação de contas.

“Em análise, observando todos os documentos apresentados, nota-se uma falta de transparência nos atos do sindicato, falta de comunicação e respeito com seus membros, como medidas que fogem das regras e leis sem aviso prévio de mudanças,” afirmou Consuelo. “Enfim, buscando que seja feita uma eleição de forma justa, solicitamos que fosse ajuizada uma ação para apurar os fatos. Para isso, ninguém melhor que o judiciário, visando assim, transparência e comprometimento com a instituição”, explicou Consuelo.

O Diário Tocantinense deixa o espaço em aberto para o Sindicado Rural para eventuais possíveis explicações.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

PF prende suspeito de liderar esquema de fraude contra a Caixa no Tocantins

Na manhã da última segunda-feira, 03 de março de 2025, a Polícia Federal deflagrou uma operação no Tocantins contra...

Senador Eduardo Gomes propõe regras para transporte seguro de pets em voos

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira, 1º de abril, novas regras para o transporte...

Luciano Oliveira reforça apoio ao agro no lançamento da Agrotins 2025

O deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) participou, nesta última segunda-feira 31/03, do lançamento oficial da Agrotins 2025, principal feira...

O que dá pra fazer com bitcoin hoje?

Quando pensamos em bitcoin hoje, é comum que a primeira associação seja com investimento. Afinal, a criptomoeda se consolidou...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Frente fria pela manhã e calor à tarde: variação extrema de temperatura pode elevar sua conta de luz, alerta Equatorial Goiás

Os termômetros devem oscilar com intensidade em Goiás ao longo dos próximos dias. A chegada de uma frente fria...

Apoio ao Campo: Vereadora Núbia e Dep. Eduardo do Dertins realizam reunião estratégica com produtores de Colméia-TO

Reunião estratégica fortalece agricultura familiar em Colméia-TO com presença de autoridades e produtores Colméia, TO — Na tarde da última...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img