O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 31, trouxe a nomeação do professor Adão Francisco de Oliveira como secretário da Igualdade Racial. Ele é professor do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e foi secretário de Educação no último mandato de Marcelo Miranda.
Segundo a Secretaria de Comunicação, o governador Wanderlei Barbosa destacou que a secretaria é fundamental para a construção de um estado mais justo e inclusivo para todos. “Estamos dando um passo histórico no Tocantins com a criação desta Secretaria, um compromisso com a construção de um Estado mais justo e inclusivo para todos. A nomeação de Adão Francisco de Oliveira para liderar essa nova pasta reforça nosso empenho em combater o racismo e garantir as políticas públicas para todos”.
Políticas estruturantes
O secretário de Igualdade Racial, Adão Francisco de Oliveira, agradeceu a confiança do Governador ao nomeá-lo e enfatizou que pretende trabalhar para a criação de políticas estruturantes que contribuam para o enfrentamento do racismo estrutural e para o fortalecimento de direitos da população negra.
“Fico honrado com o convite realizado pelo governador Wanderlei Barbosa para liderar essa pasta, que tem como missão enfrentar o racismo estrutural e promover a educação racial. Nosso estado possui 75% de sua população assumidamente negra, segundo o último censo divulgado pelo IBGE, assim, a secretaria representa um importante passo para garantir melhores oportunidades e respeito à diversidade da nossa população”
A criação da Secretaria ocorreu por meio da Medida Provisória n° 03, assinada pelo Governador e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 30 de janeiro de 2024, mas até agora nenhum nome havia sido indicado para ocupar o cargo.
No início da gestão Wanderlei Barbosa havia expectativa que o Partido dos Trabalhadores (PT) viesse a indicar um nome para esta pasta e entrasse na composição de governo, já que o partido Republicanos também faz parte do governo Lula com ministros indicados pelo partido.
Perfil
Adão Francisco de Oliveira é doutor e pós-doutor em Geografia, historiador e sociólogo, ex-secretário de Educação do Tocantins e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Relacionado
Link para compartilhar: