Uma grande e emocionante homenagem na Câmara Municipal nesta terça-feira, 5, marcou a despedida da comunidade de Porto Nacional de um de seus filhos mais ilustres, o ex-prefeito Jurimar Pereira de Macedo. Ex-prefeito tinha 83 anos e morreu na segunda-feira, 4, após complicações em tratamento de saúde. Ele foi sepultado nesta terça-feira, 5, no Cemitério Nossa Senhora das Mercês.
Jurimar era emedebista histórico, daqueles que os tocantinenses conhecem por “modebas” e defensor da democracia, foi prefeito de Porto Nacional entre 1977 e 1982, já quase no final da ditadura militar.
Oposição
Mesmo sendo de oposição ao governo federal e ao governo do Estado, na época comandados pela Ditadura Militar, Jurimar realizou uma gestão marcada por grandes transformações na cidade, como a construção da ponte sobre o Rio Tocantins, que embora construída pelo então Governo de Goiás, teve grande apoio de seu mandato.
Comunicação
Macedo também realizou esforços para instalação da central telefônica mais moderna (na época, trouxe emissoras de rádio, cinco agências bancárias (inclusive o Banco do Brasil) e ainda conseguiu que a TV Anhanguera (Globo Local) levasse seu sinal ao município.
Nascido em 9 de dezembro de 1940, Jurimar Macedo também foi um dos fundadores do MDB em Porto Nacional e no Tocantins, tendo sido presidente estadual da legenda. Foi ainda um dos que lutaram incansavelmente pela criação do Estado do Tocantins.
Casado com dona Aldaires Mota de Macedo, Jurimar deixa 6 filhos, entre eles o secretário municipal de Gestão e Governança, José Antônio Macedo, e 10 netos.
Prefeito lamenta
“Perdemos uma das pessoas que mais contribuiu para o desenvolvimento de Porto Nacional. Jurimar faz parte da história da cidade e eu tenho muito orgulho de ocupar o mesmo cargo que ele, sendo conduzido pela nossa população. Muita força à esposa Aldaires Mota de Macedo, ao meu amigo, filho e secretário Toninho Macedo e a todos os demais familiares e amigos. Que Deus possa confortar todos os corações”, destacou o prefeito Ronivon Maciel.
O gestor, com o Decreto Municipal n°. 517, de 4 de novembro de 2024, decretou luto oficial na cidade por três dias
Prestígio
O momento de despedida na Câmara Municipal, onde foi velado, é o exemplo do prestígio político, reunindo lideranças como o atual prefeito Ronivon Maciel, os ex-prefeitos Otoniel Andrade, Tereza Martins e Olegário Oliveira. Sobrinho de Jurimar Macedo, o prefeito Deoclides Neto Macedo também compareceu, assim como vários vereadores, secretários municipais e comunidade em geral.
Na ocasião, a Prefeitura de Porto Nacional exibiu um vídeo que conta parte da história de vida e trabalho de Jurimar Macedo.
Nota de Pesar – Deoclides Macedo Neto
É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do meu tio Jurimar Pereira de Macedo, irmão do meu saudoso pai, Jano Macedo.
Jurimar foi prefeito de Porto Nacional – TO e ocupou cargos no Governo do Tocantins, deixando um legado marcante em todos que o conheceram. Ele foi uma das pessoas que mais contribuiu para o desenvolvimento de Porto Nacional.
Nascido em 9 de dezembro de 1940, foi moldado pela fé e pelo amor à sua terra, lutando pela criação do Estado do Tocantins. Como prefeito, promoveu avanços significativos, expandindo bairros e trazendo tecnologias como telefone e televisão.
Fundador do MDB em Porto Nacional e presidente do diretório estadual, Jurimar também presidiu autarquias como a CASEGO e a MINERATINS, sempre pautado pela ética e compromisso com o bem comum.
Casado com Aldaires Mota de Macedo, foi um pai dedicado de seis filhos e avô de treze netos. Seu legado viverá na memória de nossa família e nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que Deus o receba em sua misericórdia eterna.
Descanse em paz, tio Jurimar Macedo.
Relacionado
Link para compartilhar: