Em uma entrevista exclusiva ao Diário Tocantinense, prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), anunciou que o ex-senador Vicentinho Alves será o secretário de representação em Brasília em sua próxima gestão. Durante entrevista ao Diário Tocantinense, Eduardo destacou que sua vitória foi histórica, com resultados expressivos no segundo turno, consolidando sua liderança na capital. Além disso, o prefeito detalhou projetos voltados à modernização administrativa, inclusão social e grandes obras para atender às demandas da cidade.
Uma vitória histórica em Palmas
Eduardo Siqueira Campos fez história ao se tornar o primeiro prefeito eleito de Palmas em segundo turno, derrotando um grupo político forte e que continha grande parte dos senadores, deputados federais e estaduais do Tocantins,. Ele já havia sido o primeiro prefeito da capital, em 1992, após a criação do estado do Tocantins. Com mais de 55% dos votos válidos, sua vitória no segundo turno reafirmou sua capacidade de liderança e o apoio popular.
“Essa eleição foi uma campanha de sentimentos. Governarei para todos, com foco em unir Palmas e construir o futuro que a cidade merece”, declarou Eduardo. Ele destacou que seu compromisso é governar com respeito e pacificar o ambiente político. “Quem quiser continuar em 2024 que fique, mas quem quiser vir para 2025, bem-vindo ao futuro”, disse.
Vicentinho Alves e a articulação em Brasília
Vicentinho Alves, ex-senador e aliado histórico do grupo siqueirista, terá a missão de representar Palmas em Brasília. Ele será responsável por captar recursos federais, acompanhar o orçamento e fortalecer a articulação com ministérios e a bancada tocantinense.
“Vicentinho é peça-chave para garantir avanços em projetos prioritários, como o Hospital Universitário de Urgência e Emergência, que atenderá a população da região sul de Palmas, onde está a maior demanda do SUS”, explicou Eduardo. O prefeito ressaltou que a experiência política de Vicentinho será essencial para assegurar o desenvolvimento da cidade.
Equipe técnica e secretariado com servidores efetivos da prefeitura de Palmas
Eduardo destacou que sua gestão será marcada pela formação de um secretariado técnico, majoritariamente composto por servidores de carreira. Até o momento, quatro nomes foram confirmados:
- Paulo Cezar Monteiro da Silva (PC), engenheiro eletricista, será o secretário de Infraestrutura.
- Glauber Santana Aires, auditor do Tesouro Municipal, comandará a Secretaria de Finanças.
- Cleison Almeida Nunes, auxiliar administrativo, assumirá a Secretaria de Administração.
- Francisco Seixas, agente de trânsito, presidirá a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM).
“Os quatro nomes já anunciados mostram nosso compromisso com uma gestão técnica e eficiente. Pelo menos 80% dos secretários serão servidores efetivos, o que reflete nossa valorização da experiência e proximidade com a realidade de Palmas os outros são especulações ”, afirmou Eduardo.
Digitalização e inovação com o Datapalmas
Uma das principais propostas da gestão será o Datapalmas, um sistema que centralizará os serviços públicos, eliminando burocracias e ampliando a transparência. Inspirado em iniciativas como a implementada em Recife, o Datapalmasintegrará ações de governo digital, como a emissão de licenças e a entrega de direitos diretamente na casa dos cidadãos.
“O cidadão de Palmas não precisará buscar seus direitos. O poder público levará até ele, com eficiência, transparência e tecnologia”, explicou Eduardo. O sistema também será a base para o projeto de “bairros inteligentes”, que utilizará câmeras e tecnologias avançadas para melhorar a segurança e a gestão urbana.
Inclusão social como pilar da gestão
A inclusão social será uma das prioridades da nova gestão. Eduardo anunciou medidas voltadas para pessoas neurodivergentes, como a criação de uma bolsa de um salário mínimo para mães ou cuidadores. Além disso, serão criadas superintendências de saúde e educação para garantir diagnóstico precoce e apoio especializado.
“Nosso foco será acolher e incluir, oferecendo suporte às famílias que mais precisam. Queremos preparar Palmas para um futuro de igualdade e oportunidades”, afirmou Eduardo.
Obras estruturantes e descentralização da gestão em Palmas
Eduardo destacou que sua gestão também será marcada por obras estruturantes, incluindo:
- Extensão da Avenida Teotônio Segurado até o Taquari;
- Construção da ponte do Bertaville;
- Revitalização da orla de Palmas, com iluminação moderna e acessibilidade;
- Construção de dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com berçários e horários estendidos.
Além disso, subprefeituras serão criadas em regiões como Taquaruçu, Taquaralto, Taquari e Aurenys, garantindo maior presença do poder público nas comunidades. A Secretaria de Zeladoria será responsável por serviços cotidianos, como manutenção de praças e reparos em vias.
Transporte coletivo e sustentabilidade
No transporte coletivo, Eduardo prometeu uma revolução. A frota será ampliada, o tempo de espera reduzido e um novo modelo de pagamento será implementado, priorizando o pagamento por quilômetro rodado. “Vamos transformar o transporte coletivo de Palmas em um sistema eficiente e acessível para todos”, afirmou.
Eduardo também anunciou um plano diretor de macro e microdrenagem para prevenir enchentes e preservar o meio ambiente. Ele ressaltou a importância da sustentabilidade e da preservação do Cerrado. “Palmas será uma referência em planejamento urbano e preservação ambiental”, declarou.
Sem mágoas e ressentimento
“O meu programa, que era de 30 segundos, levou a minha mensagem. O segundo turno foi decisivo para que a maioria do povo se manifestasse. Mas, encerrado esse processo, quem quiser ficar “morando” em 2024 que fique. Eu vou para o futuro. Junto comigo levarei aqueles que desejam a transformação de Palmas. Não existem vencidos. O vencedor foi o povo. Eu não derrotei ninguém. Eu me elegi. E isto serve para todos, para o mais simples morador de Palmas – e principalmente para eles, governarei – e para aqueles que têm mandato.
A minha audiência com o governador foi uma prova de que haverá respeito institucional. A minha visita à Câmara de Vereadores foi uma demonstração de que eu fui de peito aberto, de coração leve; foi uma alegria que contagiou a todos.
Em relação à Assembleia, eu irei visitá-la; tenho muitos amigos lá, respeitei aqueles que gostariam de ter me apoiado e não puderam, mas terei na Assembleia uma casa de ex-colegas, de amigos, respeitando cada posição. Em relação à Câmara Federal, é minha obrigação procurar os oito. Em relação ao Senado, igualmente, procurarei os três. Os 11 representantes têm uma coordenadora, que é a senadora Dorinha, com quem já mantive contato e vou ter uma audiência, assim que ela me conceder”, destacou Eduardo Siqueira.
Em relação ao governo federal, eu já conversei com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o ministro Wellington Dias, com o ministro Márcio França e também com o chefe da Casa Civil, ministro Padilha, com quem estarei nos próximos dias.
Eduardo confidenciou que já esteve com dirigentes do Congresso Nacional, responsáveis pelo orçamento, e teremos assegurado os nossos principais projetos já no primeiro ano.
“Temos a definição de dar continuidade ao processo do Hospital Universitário de Urgência e Emergência de Palmas, apenas buscando junto ao governador a compreensão de que eu terei uma área de 80 mil metros, bem maior do que os 24, que ele, com muito desprendimento, ofereceu à prefeita, à prefeitura. Então, eu estou em entendimento com ele para que isso se dê no âmbito da região sul. E é lógico que nós vamos discutir essa questão juntos.”
Eduardo disse crer que fará o melhor para Palmas, já que 80% dos usuários do SUS estão na região sul, mas teremos também um atendimento na região do extremo norte, porque lá existem comunidades que estão sofrendo muito.
Apoio do Governador
Não ter tido o apoio do governador é algo compreensível e não será obstáculo para o nosso trabalho. Então, também não farei trincheira para obter a Presidência da Câmara. Se os vereadores decidirem votar por alguém da nossa bancada, fico feliz. Se não, respeitarei e prosseguirei.
No mais, eu farei junções de secretarias e criarei novas secretarias, tudo para dar suporte aos 15 mil Passageiros do Futuro, que voltam como os nosso programas sociais , que eram os antigos Pioneiros Mirins e os Amigos do Meio Ambiente . Nós vamos juntar tudo em uma só denominação, com objetivos diferentes, mas todos voltados para as ferramentas do futuro, o empreendedorismo, a capacitação, para dar a eles as principais informações para que o celular e as redes sejam instrumentos para que consigam empreender. Isso estará nas escolas.
Anuncio aqui para o Diário Tocantinense a bolsa de um salário mínimo para as mães ou cuidadores dos neurodivergentes e de espectros, que hoje lutam sozinhas.
Nós vamos ter uma superintendência na educação e na saúde para os neurodivergentes e espectros. Vamos ter, portanto, na saúde e na educação – vamos recuperar rapidamente os CAPS, para que haja realmente o diagnóstico precoce, o laudo, e que tenhamos centros de apoio a eles que receberão essa bolsa de um salário mínimo. E é lógico, dentro do critério dos pobres, dos desvalidos.
Essa questão dos neurodivergentes será um dos focos principais da nossa gestão. Acolhimento. Acolhimento onde eles querem – nas escolas. Para isso, vamos ter que capacitar, através de institutos, esses funcionários que não querem ser demitidos de contrato, mas que passarão por uma capacitação para esse acolhimento. Então, nós vamos avançar; em tudo avançaremos. O nosso compromisso é com o futuro, não com o atraso nem com o passado.
Candidato do atraso
Eduardo Siqueira disse ainda em entrevista “Quem me chamou de candidato do atraso ou do passado quis desconhecer a história de decisões que tomamos, como Espaço Cultural, Ginásio Ayrton Senna, Parque Cesamar, esse aeroporto maravilhoso, o lago. São todas coisas que fazem parte do meu passado, mas elas já estão aí, como o próprio IFTO.”
Ele ainda conclamou,” Vamos para o futuro. Vamos para as novas conquistas. Então, eu já anunciei que não quero o Réveillon, que custaria milhões. Esses milhões serão aplicados em remédios, em remédios para os postinhos, vamos priorizar um CMEI no que se chama hoje Capadócia, que é parte do Taquari. Todo o esforço será concentrado para atender os mais humildes. Saúde é uma prioridade, mas existe a desigualdade social desde o asfalto de qualidade, que não chega às regiões de importantes bairros e regiões periféricas. E eu cito a transposição e o prolongamento da Avenida Teotônio até o Taquari, a ponte do Bertaville, que são sonhos, a construção de dez CMEIs, que são as creches com berçário e horário estendido; são compromissos que eu fiz.”, finalizou .
Mensagem de união e futuro de Palmas
Ao encerrar a entrevista, Eduardo reforçou sua visão para Palmas. “Meu compromisso é com uma cidade moderna, justa e inclusiva. Essa eleição foi histórica, mas agora é hora de construir o futuro de Palmas. Conto com todos para trabalhar juntos e fazer da nossa cidade um exemplo para o Brasil”, concluiu.
Novos nomes devem ser divulgados em breve!
Leia também:
Entenda o simbolismo do girassol na campanha de Eduardo Siqueira Campos, prefeito eleito de Palmas
Vereadores de Palmas recebem prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos
Link para compartilhar:
[…] Prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos fala sobre gestão e anuncia ex-senador Vicentinh… […]