Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 18, janeiro, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 18, janeiro, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Eduardo Gomes garante apoio a Figueirópolis e busca consenso contra mudança no traçado da ferrovia Oeste-Leste

O presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, destacou nesta última quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 a necessidade de mobilização conjunta para impedir a alteração no traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que poderia excluir o município de Figueirópolis do projeto original. O traçado previsto faria a conexão com a Ferrovia Norte-Sul, enquanto a proposta de alteração sugere a ligação com Mara Rosa (GO), conectando-a à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

Para Eduardo Gomes, essa mudança compromete o desenvolvimento econômico do Tocantins e do município de Figueirópolis, que está estrategicamente localizado na rota da Ferrovia Norte-Sul. “A FIOL é essencial para o crescimento do agronegócio e do setor produtivo, que justificam esse investimento. A bancada federal, os parlamentares estaduais, prefeitos e líderes locais estão unidos nessa causa”, afirmou.

O senador destacou também que o tema requer união entre lideranças políticas e institucionais do estado, destacando sua boa relação com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a bancada federal do Tocantins, o que pode facilitar as articulações necessárias para manter o projeto original. “Isso não pode ser motivo de disputa interna ou crítica política a quem quer que seja. O assunto é de Estado, precisamos de todos”, concluiu.

O prefeito de Figueirópolis, José Fontoura (Republicanos), manifestou nesta semana preocupação com a possibilidade de exclusão do município. “A FIOL é fundamental para atrair empresas, gerar emprego e renda. Já entramos em contato com o governador e a bancada federal, que estão comprometidos com essa causa”, afirmou.

Impacto estratégico

A FIOL, com 1.527 km de extensão, está projetada para ligar o porto de Ilhéus, na Bahia, à cidade de Figueirópolis, no Tocantins. Contudo, a proposta de alteração do traçado inclui um novo destino final: Mara Rosa (GO), conectando a ferrovia à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

O caso tornou-se em debate nas redes sociais bastante acalorado entre o deputado federal Carlos Gaguim e o ex-deputado federal, Tiago Dimas.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Oportunidade: SENAI reabre inscrições para processos seletivos de instrutores em Palmas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) anunciou a reabertura das inscrições para dois processos seletivos que buscam profissionais...

Novidade: Hugo Henrique lança EP “Sonho Ao Vivo” com parceria inédita com Marília Tavares

Hugo Henrique apresentou nesta última quinta-feira (16) o EP “Sonho ao vivo”, na íntegra, O trabalho traz três...

DT Internacional: Benjamin Netanyahu confirma acordo de cessar fogo no Oriente Médio e convoca reunião de emergênciao de

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou nesta sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025 que foi alcançado...

Seguro-Desemprego 2025: Atualizações nas Faixas e Valores do Benefício

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou, a partir de 11 de janeiro de 2025, as faixas salariais...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Carnaval: Com Samba no pé da Salgueiro na rua Flávia Alessandra mostra seu talento

A escola de SAMBA do Salgueiro está no ritmo do Carnaval 2025. O carnaval deste ano já começou em...

Carnaval 2025: Tendências que Brilham do Interior aos Grandes Centros

O Carnaval de 2025 se aproxima, trazendo consigo uma explosão de cores, brilhos e criatividade que prometem dominar tanto...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img