Sua notícia diária em primeia mão!
quarta-feira 22, janeiro, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quarta-feira 22, janeiro, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

ATM se manifesta contrária a possível mudança do traçado da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (FIOL)

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) se manifesta contrária a possível mudança do traçado da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (FIOL) que vem sendo discutida pelo Governo Federal. A entidade entende que a presença da FIOL no Tocantins pode impulsionar economicamente os Municípios no qual a ferrovia passará em seus territórios. O projeto original da FIOL tem aproximadamente 1527 km de extensão.

“Vamos ampliar o coro de representação institucional e política que vem sendo construído nos últimos tempos em defesa da permanência do traçado original da ferrovia, por entender que essa infraestrutura gerará muitos empregos e renda para a nossa população, além de favorecer a arrecadação dos Municípios, principalmente aqueles do Sul do Estado”, disse o presidente da ATM, o ex-prefeito de Talismã, Diogo Borges, que acolheu a preocupação do prefeito de Figueirópolis, Fontoura, cujo o Município será um dos mais impactados com a possível mudança.

Segundo o projeto original estabelecido pelo Governo Federal, a malha de ligação iria do futuro Porto de Ilhéus (BA) à Figueirópolis (TO), por onde também passam os trilhos da Ferrovia Norte-Sul, ao promover assim a integração. Contudo, o Governo Federal discute a possibilidade de mudar o traçado, ao alterar o último trecho da ferrovia, tendo o destino o município de Mara Rosa (GO), e com isso estabelecer ligação direta com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

O presidente da ATM destaca ainda que a mudança pode impactar outros Estados, como Maranhão, Pará e Piauí. “É preciso construir uma grande aliança institucional e política para impedirmos a mudança no traçado, e certamente os prefeitos do Tocantins, em especial aqueles cuja a mudança trará impactos, estão prontos para engrossar o caldo e lutar contra essa mudança. E se possível, também chamar a Iniciativa Privada para se unir a nós”, finaliza Diogo.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Concursos Públicos em Andamento no Brasil e no Tocantins: Atualizações e Resultados Recentes

O panorama dos concursos públicos no Brasil, especialmente no estado do Tocantins, apresenta diversas oportunidades para os candidatos em...

Jão anuncia pausa na carreira: ‘Quero virar um fantasma e cuidar de mim’

O cantor Jão, de 30 anos, anunciou uma pausa em sua carreira após o encerramento da "Superturnê", que percorreu...

Professor João Portelinha recebe título de Cidadão Palmense e é homenageado por tribunais tocantinenses

O professor João Rodrigues Portelinha da Silva, decano do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi...

Wanderlei Barbosa reforça apoio ao novo Secretário de Segurança Pública

No último sábado, 20 de janeiro de 2025, durante um evento na Lagoa da Confusão, o governador Wanderlei Barbosa...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

“Nada é por acaso”: Gabriel Azevedo de Souza reflete sobre carreira, música e novos projetos

Gabriel Azevedo de Souza, 35 anos, é um exemplo de como a vida pode surpreender e direcionar caminhos inesperados....

Pré-estreia de ‘Emilia Pérez’ reúne estrelas em São Paulo

Na noite desta terça-feira, 21 de janeiro de 2025, o Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, foi palco da...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img