Segundou! Vumbora no De Olho na Política que traz hoje bastidores Internacionais e também do Tocantins, confira vale a pena a leitura!
Pesquisa Quaest mostra Lula mais forte e Gustavo Lima aponta como favorito da direita rumo a 2026 nas eleições presidenciais
A pesquisa Quaest que acaba de ser divulgada nessa segunda-feira, 03 de fevereiro de 2026, a primeira deste ano sobre a eleição presidencial de 2026, revela que Lula ainda é o candidato mais forte do seu campo eleitoral para a disputa, apesar de uma pesquisa do mesmo instituto divulgada na semana passada mostrar que ele está no pior momento do seu mandato em termos de aprovação. O fator da pesquisa que mais chamou a atenção e que o cantor Gustavo Lima seria o nome que disputaria mano a mano com Lula na eleição presidencial.
Lula ainda o líder em todos os cenários apresentados. Aqueles que, portanto, precocemente querem colocá-lo como carta fora do baralho no ano que vem, tem que baixar o tom de suas análises. Bolsonaro sai menor na pesquisa e Lima maior.
Lula lidera na pesquisa espontânea, com 9% das menções, contra 6% do inelegível Jair Bolsonaro. Parece que a direita terá se ‘endireitar’.
Eleições no Tocantins: Jair Farias se movimentando rumo a Câmara Federal
O deputado estadual, Jair Farias (UB), partido de Dorinha, já se movimenta em busco de consolidação de apoios rumo a Câmara Federal. Ele tem percorrido variadas cidades e seria um nome de peso no Bico e Região Norte para representação em Brasília. Farias esteve também em Colinas do Tocantins, excecionalmente na Câmara de Vereadores. Fontes garantem que ele vai mesmo disputar as eleições de 2026. Ele possivelmente pode fazer uma dobradinha com o também deputado Eduardo do Dertins (Cidadania).
Cláudia Lelis: Na busca pela reeleição
A pevista, Cláudia Lelis já remonta seu tabuleiro e vem conquistando apoios também no norte do Tocantins, destinando recursos e aglutinando apoios. Em Colinas do Tocantins, por exemplo a mesma já possui um grupo. Ela demonstra habilidade em estar com o Governador Wanderlei Barbosa (REPUB), estando com ele e várias ocasiões e inclusive ter seu esposo, Marcelo Lelis na Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Ponte entre TO e Ma e implodida
Neste último fim de semana a ponte que desabou, foi implodida por técnicos do governo e com o desmoronamento foi emito alerta em relação ao uso da água do Rio Tocantins. O DT acompanha o caso.
Luciano Oliveira é empossado na mesa diretora da Aleto
O deputado estadual Luciano Oliveira, foi empossado no último sábado, 1ª de fevereiro de 2025, como 3º secretário da Assembléia Legislativa do Tocantins. Nos bastidores conta-se que ele tem feito um trabalho formiguinha e tem como cativa a sua cadeira na Aleto.
E para finalizar essa coluna de hoje, o De Olho na Política também traz notícias internacionais:
Trump admite possíveis represálias por sua guerra comercial
O presidente Donald Trump admitiu neste domingo 02 de fevereiro de 2025, que os americanos podem sentir as consequências econômicas das tarifas impostas a outros países, mas insistiu que “o preço valerá a pena” para proteger os interesses dos Estados Unidos.
“Haverá alguma dor? Sim, talvez (e talvez não!)”, escreveu Trump escreveu em letras maiúsculas em sua plataforma Truth Social, um dia após assinar um decreto que impõe tarifas de importação de 25% para México e Canadá, e de 10% adicionais às tarifas já existentes para os produtos da China, disse a imprensa internacional:
Link para compartilhar: