Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 13, fevereiro, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
quinta-feira 13, fevereiro, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Governo Lula impõe sigilo sobre negócios dos irmãos Batista na Venezuela e levanta questionamentos sobre transparência

Apesar das críticas ao sigilo imposto por Jair Bolsonaro, governo Lula mantém restrição de acesso a informações envolvendo Joesley e Wesley Batista. Especialistas apontam contradição e alertam para riscos à transparência pública.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou sigilo de cinco anos sobre telegramas diplomáticos relacionados aos empresários Joesley e Wesley Batista e suas atividades na Venezuela. A decisão, tomada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), restringe o acesso a correspondências entre a embaixada brasileira em Caracas e o Itamaraty, citando como justificativa o risco às relações internacionais do Brasil.

A decisão gerou reações de especialistas em transparência pública e direito administrativo. Para a diretora-executiva da Transparência Brasil, Juliana Sakai, a medida representa um retrocesso na política de acesso à informação:

“Causa espanto que o Itamaraty opte por ocultar por cinco anos informações referentes aos negócios dos irmãos Batista na Venezuela. Trata-se de um caso que envolve empresas privadas em um setor estratégico, e o sigilo compromete a fiscalização social e a prestação de contas do governo.”

O advogado especialista em direito público Marcelo Issa também critica a postura do governo e vê contradição em relação às promessas feitas durante a campanha eleitoral:

“O governo criticou duramente os sigilos impostos na gestão anterior e prometeu maior transparência. No entanto, vemos que, na prática, decisões semelhantes estão sendo tomadas. Isso compromete a credibilidade do discurso de fortalecimento da transparência pública.”

A decisão do Itamaraty afeta documentos que incluem relatos sobre reuniões dos irmãos Batista com representantes do governo venezuelano, como o então ministro do Petróleo e presidente da PDVSA, Pedro Tellechea. O conteúdo das conversas não foi divulgado.

O cientista político Cláudio Couto, professor da FGV, explica que o sigilo pode ser interpretado como um mecanismo de proteção política:

“Manter determinadas informações sob sigilo pode evitar desgastes para o governo, principalmente em casos que envolvem grandes empresários e relações internacionais. No entanto, essa prática fere princípios democráticos e precisa ser justificada de forma mais clara.”

Apesar das críticas, a Controladoria-Geral da União (CGU) afirma que já reduziu o número de documentos classificados como sigilosos e que pretende revisar a Lei de Acesso à Informação para estabelecer regras mais objetivas. Segundo levantamento da CGU, no primeiro biênio do governo Bolsonaro (2019-2020), 18,93% dos pedidos via LAI foram negados por envolverem informações pessoais, enquanto no governo Lula (2023-2024), esse índice foi de 16,41%.

O debate sobre sigilos governamentais continua dividindo opiniões, reforçando a necessidade de maior clareza nas decisões sobre restrição de acesso a informações públicas.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Mercado do boi gordo no Tocantins apresenta desvalorização em fevereiro

O mercado do boi gordo no Tocantins tem registrado sinais de morosidade neste mês de fevereiro, segundo informações de...

Elenco de “Fé para o Impossível” marca presença na pré-estreia no Rio de Janeiro

Na noite desta terça-feira (13), o elenco do filme "Fé para o Impossível" se reuniu para a pré-estreia da...

Laurez Moreira destaca a importância do Encontro de Prefeitos para o fortalecimento dos municípios e parcerias com o Governo Federal

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, está em Brasília, onde participou da abertura do Encontro Nacional de Prefeitos e...

Amélio Cayres destaca crescimento econômico no Bico do Papagaio durante inauguração de indústria de colchões

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres participou, nesta segunda-feira, 11, da inauguração da 10ª...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Senador Eduardo Gomes defende traçado original da FIOL em reunião com ministro dos Transportes

Em audiência realizada nesta terça-feira, 11, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o presidente do PL Tocanitns, senador...

Trump e Putin acordam cessar-fogo na Ucrânia; negociações começam

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, mantiveram uma conversa telefônica de 90 minutos...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img