O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, está em Brasília nesta terça e quarta-feira (11 e 12 de fevereiro) para tratar de pautas prioritárias para o desenvolvimento do estado. Entre os temas em discussão estão a manutenção do traçado original da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a construção de uma nova ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e a disponibilização de balsas para garantir o transporte na região afetada pelo colapso da estrutura anterior.
Defesa da FIOL no Tocantins
Na terça-feira (11), o governador se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Renan Filho, acompanhado do senador Eduardo Gomes, dos deputados federais Alexandre Guimarães e Antônio Andrade, do prefeito de Figueirópolis, José Fontoura, e do secretário de Estado de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior. O foco do encontro foi a defesa do traçado original da FIOL, que inclui Figueirópolis no percurso da ferrovia. Há preocupações com uma possível alteração do trajeto para Mara Rosa (GO), o que excluiria o Tocantins do projeto.
Wanderlei Barbosa destacou a importância estratégica da FIOL para o estado, especialmente para o escoamento da produção agropecuária e mineral. “A ferrovia é fundamental para o desenvolvimento econômico do Tocantins, garantindo um corredor de exportação eficiente para grãos e minérios rumo ao Porto de Ilhéus, na Bahia. Não podemos aceitar que o estado fique de fora desse projeto”, afirmou o governador.
Nova Ponte entre TO e MA
Nesta quarta-feira (12), o governador participa de uma nova reunião com o ministro Renan Filho, desta vez ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de prefeitos da região. O encontro discutirá o cronograma de construção da nova ponte entre Aguiarnópolis e Estreito, obra orçada em R$ 171 milhões e prevista para ser concluída até dezembro deste ano. A ponte é essencial para restabelecer a ligação entre os dois estados, após o colapso da estrutura anterior em dezembro de 2023.
Além disso, o governador reforçou a necessidade de ampliar o serviço de balsas na região, que tem sido fundamental para minimizar os impactos do desabamento da ponte. “Embora seja uma responsabilidade federal, o Governo do Tocantins tem dado todo o suporte necessário para garantir a mobilidade da população afetada”, disse Barbosa.
Contratação de Balsas
Na terça-feira, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o extrato do contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Amazônia Navegações LTDA. O acordo, no valor de R$ 39,9 milhões, prevê a operação de três balsas e quatro reboques para o transporte de caminhões de carga, além de outras duas balsas e dois rebocadores para veículos leves e pedestres. O serviço deve começar em até 15 dias e terá vigência até 22 de dezembro de 2025, data prevista para a conclusão da nova ponte.
Próximos Passos
As reuniões em Brasília reforçam o compromisso do Governo do Tocantins em buscar soluções para os desafios logísticos e de infraestrutura do estado. A manutenção do traçado da FIOL e a construção da nova ponte são consideradas essenciais para o desenvolvimento econômico e a integração regional.
Enquanto aguarda a conclusão das obras, o governo federal e o estado continuam trabalhando em conjunto para garantir o transporte seguro e eficiente na região, minimizando os impactos para a população e para a economia local.
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