Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 5, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 5, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Motim no Presídio de Cariri do Tocantins teria sido motivado por suspensão de visitas íntimas; PCC estaria envolvido

Cariri do Tocantins (TO) – Um princípio de rebelião foi registrado neste fim de semana no Presídio de Cariri do Tocantins, localizado no sul do estado. De acordo com informações apuradas pela reportagem, o motim teria sido iniciado por detentos supostamente ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), em resposta à suspensão das visitas íntimas na unidade prisional.

Fontes internas relataram que presos iniciaram tumultos dentro das celas, com ameaças de danificar a estrutura do presídio e de desobedecer ordens dos agentes penitenciários. A situação foi controlada após intervenção da equipe de segurança, e até o momento não há registro oficial de feridos.

A notícia da suspensão das visitas íntimas causou surpresa e preocupação entre os familiares dos detentos. “Meu irmão está lá dentro e a gente não sabe de nada. Só falaram que não podia mais visita íntima e agora estoura rebelião. A gente fica sem informação e com medo”, relatou uma parente de um preso, que preferiu não se identificar.

O Presídio de Cariri do Tocantins abriga atualmente cerca de [número aproximado de detentos, se houver], e possui histórico de tensões internas. A unidade já enfrentou momentos de instabilidade anteriormente, embora sem maiores proporções. A suposta participação de membros do PCC neste episódio reflete a crescente influência da facção no sistema prisional do Tocantins, onde têm sido registradas, nos últimos anos, ações coordenadas por internos ligados à organização criminosa.

A Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), responsável pela administração do sistema penitenciário estadual, foi procurada pela reportagem para esclarecer os fatos, confirmar a motivação do motim e informar quais medidas estão sendo adotadas para garantir a ordem e a segurança no local.

Ao Diário Tocantinense a pasta informou que  a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio do Sistema de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional informa que neste domingo, 16, houve um princípio de manifestação de custodiados da Unidade de Tratamento Penal do Cariri, que demonstraram insatisfação devido à suspensão temporária de visitas íntimas. A situação foi imediatamente controlada pelos policiais penais plantonistas da Unidade, confirmando a situação.

“Ressalta-se que as visitas íntimas não são obrigatórias e ocorrem conforme a disponibilidade de espaço e decisão da diretoria da Unidade. A Seciju reitera que todos os esforços serão mantidos para garantir a segurança dos policiais penais e custodiados”, disse ainda pasta.

Confira a nota na íntegra

Nota à Imprensa
Assunto: Unidade de Tratamento Penal do Cariri
Data: 17.03.2025

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio do Sistema de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional informa que neste domingo, 16, houve um princípio de manifestação de custodiados da Unidade de Tratamento Penal do Cariri, que demonstraram insatisfação devido à suspensão temporária de visitas íntimas. A situação foi imediatamente controlada pelos policiais penais plantonistas da Unidade.

Ressalta-se que as visitas íntimas não são obrigatórias e ocorrem conforme a disponibilidade de espaço e decisão da diretoria da Unidade.

A Seciju reitera que todos os esforços serão mantidos para garantir a segurança dos policiais penais e custodiados.

Histórico de conflitos no sistema prisional

O sistema penitenciário do Tocantins já enfrentou outros episódios de rebeliões e fugas nos últimos anos, especialmente em unidades superlotadas ou com déficit de agentes penitenciários. Em [ano], por exemplo, [resumo breve de outra rebelião, se desejar dar contexto].

A reportagem segue acompanhando o caso e trará atualizações assim que houver novos desdobramentos.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Cardeal brasileiro é citado entre os favoritos para suceder o Papa Francisco, segundo agência internacional

O nome do cardeal brasileiro Dom Leonardo Steiner, de 74 anos, arcebispo de Manaus (AM), ganhou destaque internacional ao...

Eduardo Gomes amplia articulações políticas de olho nas eleições de 2026

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) tem intensificado suas movimentações políticas com vistas às eleições de 2026. Nos bastidores, seu...

Morre aos 94 anos dona Laurinda da Rocha Moreira, mãe do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira

O Tocantins se despediu neste fim de semana de uma de suas figuras mais queridas no sul do estado....

Violência contra mulheres no Norte: 87% das vítimas de estupro e feminicídio em 2025 são do sexo feminino

Dados atualizados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) revelam um retrato alarmante da violência contra mulheres...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Risco de recessão europeia acende alerta para impactos na economia brasileira

O aumento das tensões políticas internas, a crise energética sem precedentes e os impactos prolongados da guerra na Ucrânia...

SENAI Tocantins abre vagas nas áreas de Planejamento, Automotiva e Energia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins está com três novos processos seletivos abertos para contratação imediata...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img