Na semana de 1º a 8 de abril de 2025, o Brasil reafirmou seu amor pelo sertanejo, consolidando o gênero como líder absoluto nas principais plataformas de streaming — Spotify, Deezer e YouTube Music. A análise cruzada dos rankings das três plataformas mostra que, entre os 20 hits mais escutados no país, 14 são faixas do universo sertanejo, incluindo subgêneros como o sertanejo universitário, romântico, feminino e até o raiz.
A primeira posição ficou com Arruma Um Bão, de Israel & Rodolffo, que lidera o Top 20 com folga em todas as plataformas. A dupla tem se firmado como um dos nomes mais consistentes do gênero desde o final de 2023, combinando romantismo e letras bem-humoradas que conquistaram tanto o público tradicional quanto os jovens.
Sertanejo feminino mantém força nas plataformas
Simone Mendes e a dupla Maiara & Maraísa ocupam, respectivamente, a 2ª e a 3ª posições com os singles Me Ama ou Me Larga e Vai Lá. Ambas as músicas despontaram em playlists como “Esquenta Sertanejo” e “Top Brasil”, indicando não apenas força comercial, mas também uma tendência de crescimento da presença feminina nas paradas do gênero, historicamente dominado por homens.
Lauana Prado também aparece entre as 20 mais ouvidas, em uma colaboração com Simone Mendes em Saudade Burra, reforçando a tendência de colaborações entre mulheres no sertanejo atual.
Pop, piseiro e pagode disputam espaços com os gigantes do agrobeat
Apesar do domínio do sertanejo, outros ritmos conseguiram furar a bolha. Coração Partido, do grupo Menos é Mais, foi o único representante do pagode entre os 20 mais ouvidos. No universo do piseiro e do forró eletrônico, artistas como Matheus & Kauan com Manu Bahtidão (Universo) e Mari Fernandez (Final de Semana) garantiram posição de destaque.
Luan Santana, com Clone, representa uma vertente pop-sertaneja mais próxima do mainstream internacional. Sua música também se destacou em playlists como “Radar Pop” e “Novidades da Semana”.
Internacionais no radar: Bruno Mars e Lady Gaga surpreendem com faixa inédita
As surpresas da semana vieram do cenário internacional. Die With a Smile, colaboração entre Bruno Mars e Lady Gaga, alcançou a 16ª colocação, impulsionada pelo lançamento simultâneo nas três plataformas e pela forte divulgação nas redes sociais. A presença da faixa APT. (parceria entre ROSÉ e Bruno Mars) também mostra a capacidade de penetração do K-pop e do R&B no mercado brasileiro.
Outros destaques incluem Teka, de DJ Snake com Peso Pluma, que mistura trap latino com eletrônico, e Beautiful Things, de Benson Boone, que vem se consolidando como aposta do pop-rock emocional.
Top 20 – Semana de 1º a 8 de abril de 2025 (consolidação Spotify, Deezer e YouTube Music)
-
Arruma Um Bão – Israel & Rodolffo (Sertanejo)
-
Me Ama ou Me Larga – Simone Mendes (Sertanejo feminino)
-
Vai Lá – Maiara & Maraísa (Sertanejo universitário)
-
Tubarões – Diego & Victor Hugo (Sertanejo)
-
Mentirosa – Hugo & Guilherme feat. Wesley Safadão (Sertanejo / Forró)
-
Clone – Luan Santana (Pop sertanejo)
-
Sujeito Homem – Guilherme & Benuto (Sertanejo romântico)
-
Última Saudade – Henrique & Juliano (Sertanejo)
-
Universo – Matheus & Kauan, Manu Bahtidão (Piseiro romântico)
-
Solteiro Sofredor – João Neto & Frederico, Rionegro & Solimões (Sertanejo raiz)
-
Coração Partido – Menos é Mais (Pagode / Samba)
-
Saudade Burra – Lauana Prado, Simone Mendes (Sertanejo feminino)
-
A Noite – Gusttavo Lima (Sertanejo solo)
-
Xonei – Jorge & Mateus, Henrique & Juliano (Sertanejo pop)
-
Final de Semana – Mari Fernandez (Forró / Piseiro)
-
Die With a Smile – Lady Gaga & Bruno Mars (Pop internacional)
-
Teka – DJ Snake feat. Peso Pluma (Trap latino / Eletrônico)
-
APT. – ROSÉ & Bruno Mars (Pop / R&B)
-
Beautiful Things – Benson Boone (Pop-rock)
-
REBEL – Anne Wilson (Pop / Country)
Análise de tendência:
O levantamento indica que o sertanejo segue sendo a principal força do mercado musical brasileiro, mas há uma crescente abertura para gêneros alternativos, principalmente quando esses artistas internacionais fazem colaborações inusitadas ou adotam estratégias digitais bem alinhadas com o consumo nacional. A movimentação nas playlists “Top Brasil”, “Radar Pop” e “Esquenta Sertanejo” funciona como termômetro para o comportamento do público e deve continuar sendo observada por profissionais do mercado fonográfico.
Link para compartilhar: