Palmas (TO) — O Fórum Permanente de Gestores Federais do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião ampliada no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O encontro teve como pauta central a apresentação do Relatório de Gestão 2023–2025, com destaque para as principais ações do Governo Federal no estado e o anúncio de novos investimentos estruturais e sociais.
Com presença de senadores, deputados, representantes de ministérios e autoridades locais, o evento consolidou a articulação federativa em torno de eixos estratégicos como infraestrutura, habitação, regularização fundiária, saúde, cultura e segurança hídrica.
“O Tocantins é prioridade nas ações da União. Estamos trabalhando para que os recursos cheguem onde mais precisam”, afirmou Edy César, presidente do Fórum e coordenador da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no estado.
Eixos de atuação e novos investimentos
Durante o fórum, foram apresentados dados consolidados de programas em andamento e anunciados novos aportes para os próximos meses:
-
Infraestrutura: recuperação da ponte de Estreito e construção da nova ponte em Xambioá, além de obras em rodovias estratégicas para o escoamento da produção;
-
Cultura: investimentos de R$ 80 milhões em ações culturais em parceria com municípios tocantinenses;
-
Educação e segurança hídrica: conjunto de ações orçadas em mais de R$ 10 bilhões, incluindo construção de escolas, obras em institutos federais, sistemas de abastecimento e projetos de irrigação;
-
Regularização fundiária e reforma agrária: expansão das ações em áreas urbanas e rurais em todas as regiões do estado.
Participação parlamentar e articulação intergovernamental
A reunião contou com falas da bancada federal, que defendeu o fortalecimento do pacto federativo para garantir o cumprimento das metas do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no estado.
Representantes dos ministérios da Gestão, Cidades, Cultura, Educação e Desenvolvimento Agrário destacaram a importância da atuação regionalizada das políticas públicas federais. A coordenação das ações no Tocantins será compartilhada entre superintendências locais e núcleos executivos das prefeituras.
Conclusão
O Fórum de Gestores Federais reafirma seu papel como espaço de coordenação e transparência na aplicação dos recursos públicos no Tocantins. Ao centralizar dados, promover diálogo entre entes federativos e monitorar entregas, o colegiado fortalece o planejamento estratégico e impulsiona o desenvolvimento regional.
Com uma agenda integrada entre União, Estado e municípios, o Tocantins projeta um ciclo de crescimento mais estruturado, inclusivo e socialmente justo.
Link para compartilhar: