Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 2, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 2, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Chuva de meteoros e X lunar: o que observar no céu de maio, segundo astrônomo amador de São Paulo

O mês de maio reserva aos observadores do céu uma série de fenômenos astronômicos que podem ser vistos a olho nu ou com o auxílio de binóculos simples, segundo destaca o astrônomo amador Renato Pozzonieri, do Observatório Astrocam, em Mirandeara, interior de São Paulo.

Entre os dias 1º e 3 de maio, o céu oferece uma oportunidade rara de ver a luz cinérea da Lua. Também conhecida como “brilho da Terra”, ela ocorre quando a face não iluminada da Lua recebe reflexos da luz solar refletida pela Terra, permitindo ver toda a circunferência lunar em tons suaves.

O “X lunar” e o “V lunar”: formações montanhosas visíveis

Outro destaque entre os dias 2 e 3 de maio é a formação conhecida como “X lunar”, visível com binóculos ou pequenos telescópios. O fenômeno é resultado do jogo de luz e sombra sobre as cristas de montanhas lunares, criando a ilusão de uma letra “X” iluminada sobre a superfície.

Além do X, há também o chamado “V lunar”, mais difícil de ser identificado, mas que pode ser visualizado com algum esforço e imaginação, principalmente por observadores mais experientes.

Eta Aquarídeas: o pico da chuva de meteoros acontece no dia 5

Entre os fenômenos mais aguardados do mês, está a chuva de meteoros Eta Aquarídeas, causada por detritos do cometa Halley. Embora tenha começado no final de abril, seu pico de atividade será no dia 5 de maio, quando poderá atingir entre 30 e 50 meteoros por hora.

Segundo Pozzonieri, o ideal é observar em locais sem poluição luminosa, como zonas rurais. No Norte do Brasil, a melhor visualização ocorre por volta das 2h30 da madrugada. Já para o Sudeste e Sul, o horário ideal começa às 3h30 da manhã.

Lua cheia e apogeu: a beleza de um fenômeno que ilude os olhos

O mês ainda reserva um momento especial com a Lua cheia coincidindo com o apogeu lunar, quando o satélite natural da Terra está mais distante — cerca de 406 mil quilômetros de distância.

Apesar de parecer menor no céu nesse ponto, o efeito de refração atmosférica, especialmente quando a Lua está próxima ao horizonte, causa a impressão de que está maior. “A imagem da Lua fica retorcida, gigantesca, lindíssima. Mas minutos depois, já no alto, volta ao tamanho normal. A ilusão é um espetáculo à parte”, explica o astrônomo amador.

Céu limpo favorece a observação no outono

Com a aproximação do inverno e a redução de chuvas e nuvens no céu, o mês de maio é considerado ideal para observações astronômicas. “É o momento em que o céu fica mais limpo e o frio começa a colaborar para noites mais estáveis e menos nebulosas”, afirma Pozzonieri.

“Olhem para os céus”, conclui Renato Pozzonieri.
O astrônomo amador lembra que, mesmo com equipamentos simples e longe das luzes da cidade, é possível viver grandes momentos de contemplação e aprendizado com os olhos voltados para o universo.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Filmes em cartaz e estreias no streaming: veja o que assistir no Tocantins neste mês de maio

Os cinemas em atividade nas principais cidades tocantinenses — como Palmas, Gurupi, Araguaína e Porto Nacional — recebem, neste...

Mpox: Brasil registra 373 casos em 2025; Pará tem 19 casos e 2 óbitos

O Brasil já confirmou 373 casos de Mpox (antiga varíola dos macacos) em 2025, de acordo com o painel...

Alane Dias e Francisco Gil são flagrados aos beijos em Ipanema

Casal curte tarde de sol ao lado da filha de Francisco em clima de descontração no Rio de Janeiro Rio...

Amélio Cayres participa do aniversário de 29 anos de Barra do Ouro e reforça laços com municípios

Presidente da Aleto prestigiou comemorações ao lado da prefeita Nelida e de parlamentares; evento reuniu população com shows e...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Assembleia Legislativa do Tocantins empossa novos procuradores após mais de 30 anos sem concurso

Cerimônia marca nova fase do Legislativo estadual, com reforço no quadro jurídico e valorização dos servidores efetivos A Assembleia Legislativa...

Clássico dos anos 80 ganha voz brasileira: Marcela Jardim lança versão oficial de “Girls Just Wanna Have Fun”

Um dos maiores ícones da música pop mundial dos anos 1980 acaba de ganhar uma versão inédita e oficial...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img