Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 2, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 2, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Caiado busca ocupar o vácuo da direita institucional com aliança recorde no Congresso

A oficialização da federação entre União Brasil e Progressistas, nesta terça-feira (29), formou o maior bloco legislativo da atual legislatura: 109 deputados federais e 14 senadores. Batizada de Federação União Progressista, a aliança nasce com uma mensagem política clara: ocupar o vácuo da direita institucional, apostando em uma candidatura competitiva ao Planalto em 2026 — projeto capitaneado por Ronaldo Caiado, governador de Goiás.

Em carta aberta, Caiado classificou o movimento como “uma virada na política do País”, assumindo o tom oposicionista ao governo Lula e se distanciando do bolsonarismo. “É chegada a hora de colocarmos mãos à obra. Pensar numa postura de afastamento do Governo Federal, que não consegue atender aos anseios do nosso povo”, escreveu.


Direita institucional busca romper com polarização entre Lula e Bolsonaro

A federação está prevista na Emenda Constitucional nº 97/2017 e, embora tecnicamente seja um arranjo partidário, carrega profundos significados eleitorais. Analistas interpretam a aliança como tentativa de construir uma nova direita institucional, menos dependente de personalismos e com foco na governabilidade.

Segundo o cientista político Mauro Bittencourt, a articulação de Caiado mira diretamente a Presidência da República. “Ele tenta se consolidar como nome palatável para o eleitor conservador que não se vê mais representado pelo bolsonarismo clássico”, avalia. A perda de tração de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Sudeste abriu caminho para que o governador goiano ganhe protagonismo.


Cálculo da direita institucional envolve fundo eleitoral e tempo de TV

A estratégia também é pragmática. Ao unificar estrutura partidária e fundo eleitoral, a federação projeta orçamento bilionário e o maior tempo de TV na eleição de 2026. Entre 2024 e 2026, União e PP somam mais de R$ 1 bilhão em recursos públicos — superando a capacidade de campanha do próprio PT.

A socióloga Daniela Vasconcellos analisa o movimento como “uma manobra de sobrevivência”, diante da fragmentação do centro-direita. “Eles unem quadros com histórico de eleições bem-sucedidas e presença em municípios médios, especialmente no Norte e Centro-Oeste”, destaca.


Caiado tenta consolidar protagonismo na direita institucional

A carta publicada por Caiado reforça seu posicionamento como pré-candidato: “Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que represente a mudança que tanto desejamos”. Trata-se de um gesto duplo: sinaliza afastamento do bolsonarismo e crítica velada à condução econômica do governo Lula.

Nos bastidores, o movimento é visto como parte de uma articulação iniciada ainda em 2023, quando Caiado adotou discurso nacionalista e reforçou alianças com setores do agronegócio, forças de segurança e evangélicos. “A federação oferece um palanque partidário coeso e numeroso, coisa rara hoje no Brasil”, afirma o analista político Lucas Faria.


Disputas internas ameaçam coesão da nova direita institucional

Apesar do entusiasmo público, a federação ainda enfrenta fragilidades internas. Fontes ligadas aos dois partidos admitem que a heterogeneidade ideológica pode dificultar decisões estratégicas, como a escolha do candidato presidencial. Nomes como Arthur Lira e Ciro Nogueira são cotados por setores do PP, o que ameaça o projeto de unificação em torno de Caiado.

Para viabilizar sua candidatura, o governador de Goiás precisará se apresentar como uma síntese entre ruralistas, liberais e conservadores religiosos. Se conseguir sustentar essa convergência, a direita institucional poderá, enfim, voltar ao jogo com força eleitoral realista.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Filmes em cartaz e estreias no streaming: veja o que assistir no Tocantins neste mês de maio

Os cinemas em atividade nas principais cidades tocantinenses — como Palmas, Gurupi, Araguaína e Porto Nacional — recebem, neste...

Mpox: Brasil registra 373 casos em 2025; Pará tem 19 casos e 2 óbitos

O Brasil já confirmou 373 casos de Mpox (antiga varíola dos macacos) em 2025, de acordo com o painel...

Alane Dias e Francisco Gil são flagrados aos beijos em Ipanema

Casal curte tarde de sol ao lado da filha de Francisco em clima de descontração no Rio de Janeiro Rio...

Amélio Cayres participa do aniversário de 29 anos de Barra do Ouro e reforça laços com municípios

Presidente da Aleto prestigiou comemorações ao lado da prefeita Nelida e de parlamentares; evento reuniu população com shows e...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Assembleia Legislativa do Tocantins empossa novos procuradores após mais de 30 anos sem concurso

Cerimônia marca nova fase do Legislativo estadual, com reforço no quadro jurídico e valorização dos servidores efetivos A Assembleia Legislativa...

Clássico dos anos 80 ganha voz brasileira: Marcela Jardim lança versão oficial de “Girls Just Wanna Have Fun”

Um dos maiores ícones da música pop mundial dos anos 1980 acaba de ganhar uma versão inédita e oficial...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img