Sua notícia diária em primeia mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
sexta-feira 9, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

STF torna réus sete integrantes do “núcleo da desinformação” por tentativa de golpe em 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, nesta terça-feira (6), a denúncia contra sete acusados de integrar o chamado “núcleo 4″ da trama golpista relacionada aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Com isso, os denunciados se tornam réus e passam a responder a uma ação penal. A decisão foi unânime entre os ministros da Primeira Turma da Corte .

Perfil dos réus do núcleo 4

O “núcleo 4″, também denominado “núcleo da desinformação”, é composto por militares da ativa e da reserva, além de um agente da Polícia Federal e um civil. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os integrantes são acusados de executar medidas para manter manifestações em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, realizar “operações estratégicas de desinformação” e divulgar notícias falsas sobre as eleições

Entre os réus estão:

  • Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército;

  • Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército;

  • Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército;

  • Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército;

  • Reginaldo Abreu, coronel do Exército;

  • Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal;

  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal .

A denúncia aponta que os envolvidos adotaram medidas para manter manifestações em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na última eleição presidencial .

Precedentes para outros processos

O julgamento do núcleo 4 pode estabelecer precedentes importantes para casos futuros relacionados à disseminação de fake news e ataques às instituições democráticas. A sessão que tornou réus os acusados de compor o “núcleo da desinformação” o tom de como o STF pretende punir a propagação de notícias falsas .

A Procuradoria-Geral da República apresentou denúncias contra mais de 1.400 pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro, e o STF condenou 216 réus até o momento . A análise do núcleo 3 dos denunciados está agendada para 20 de maio, enquanto o quinto julgamento ainda não tem data marcada .

Reação institucional do governo federal

Desde os ataques de 8 de janeiro, o governo federal tem adotado uma postura firme na defesa das instituições democráticas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal no mesmo dia dos ataques, medida que durou até 31 de janeiro de 2023 .

Além disso, o governo tem colaborado com as investigações e processos judiciais relacionados aos atos antidemocráticos.O ministro da Justiça, Flávio Dino, destacou a importância de punir os responsáveis pela disseminação de fake news, classificando essa prática como uma forma de “gravíssima violência” .A atuação do STF e do governo federal sinaliza um compromisso com a responsabilização dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro e a preservação do Estado Democrático de Direito.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Sobre autorresponsabilidade

Por Débora Máximo   Uma das coisas mais potentes que venho aprendendo na Psicologia, tanto nos estudos quanto na vida, é...

Conrado Lima: o desafio de lidar com clientes de grandes fortunas

"Segurança e sigilo são prioridades", diz o sócio fundador e CEO da Care Multi-Family Office, hoje com cerca de...

Gkay no Rio: a opção pelo requinte do Laghetto Lifestyle Collection

Influenciadora Gkay escolhe o hotel sempre que tem compromissos na cidade   O conforto e atendimento de excelência em hotelaria falam...

Desfile da San Martini: Uma Onda de Conscientização e Estilo no Coração do Rio

 Desfile da San Martini: Uma Onda de Conscientização e Estilo no Coração do Rio - Na noite de encerramento...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Comendador e Jornalista Billy: Embaixador da Comunicação Premia Talentos pelo Mundo

O Comendador e jornalista Billy, reconhecido como Embaixador da Comunicação, vem se destacando internacionalmente por seu trabalho em homenagear...

Filme “Fica Comigo” é exibido na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

 Filme "Fica Comigo" é exibido na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e promove debate sobre saúde mental...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img