Sua notícia diária em primeia mão!
segunda-feira 5, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
segunda-feira 5, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Cardeal brasileiro é citado entre os favoritos para suceder o Papa Francisco, segundo agência internacional

O nome do cardeal brasileiro Dom Leonardo Steiner, de 74 anos, arcebispo de Manaus (AM), ganhou destaque internacional ao ser citado pela agência Reuters como um dos favoritos para assumir o papado após a sucessão de Francisco. A informação circula em meios eclesiásticos e políticos como um possível marco histórico: seria a primeira vez que um Papa viria da região amazônica.

A reportagem da Reuters — uma das agências de notícias mais respeitadas do mundo — contextualiza a crescente influência da América Latina na Igreja e ressalta o papel ativo de Steiner nas pautas socioambientais e de justiça social, especialmente no Sínodo para a Amazônia, realizado em 2019. Dom Leonardo é conhecido por sua postura firme na defesa dos povos originários e do meio ambiente, o que o alinha com temas centrais do pontificado de Francisco.

A possível escolha de um cardeal da Amazônia é vista como continuidade do legado deixado por Jorge Mario Bergoglio, que desde 2013 impulsionou uma Igreja voltada para as periferias, com forte apelo à proteção dos vulneráveis e da natureza. Steiner, que se tornou cardeal em 2022 pelas mãos do próprio Papa Francisco, preenche esse perfil.

Repercussão e especulações

O nome do arcebispo de Manaus como papável ganhou ampla circulação nas redes sociais após ser citado em postagens como a do perfil @leodias no Instagram, que registrou mais de 50 mil curtidas em menos de 24 horas. Os comentários, que vão do apoio à surpresa, evidenciam o impacto da notícia entre brasileiros católicos e curiosos pela sucessão papal.

Especialistas e analistas do Vaticano, porém, lembram que o processo de escolha de um Papa envolve diversos fatores — não apenas religiosos, mas também diplomáticos e geopolíticos. Steiner é respeitado, mas enfrenta concorrência de figuras tradicionalistas da Europa e África.

Ainda assim, seu nome desponta como símbolo de um novo tempo: a possibilidade de uma Igreja cada vez mais global, ecológica e conectada com os desafios da humanidade contemporânea.

Link para compartilhar:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Eduardo Gomes amplia articulações políticas de olho nas eleições de 2026

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) tem intensificado suas movimentações políticas com vistas às eleições de 2026. Nos bastidores, seu...

Morre aos 94 anos dona Laurinda da Rocha Moreira, mãe do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira

O Tocantins se despediu neste fim de semana de uma de suas figuras mais queridas no sul do estado....

Violência contra mulheres no Norte: 87% das vítimas de estupro e feminicídio em 2025 são do sexo feminino

Dados atualizados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) revelam um retrato alarmante da violência contra mulheres...

Risco de recessão europeia acende alerta para impactos na economia brasileira

O aumento das tensões políticas internas, a crise energética sem precedentes e os impactos prolongados da guerra na Ucrânia...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

SENAI Tocantins abre vagas nas áreas de Planejamento, Automotiva e Energia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins está com três novos processos seletivos abertos para contratação imediata...

Lady Gaga em Copacabana: show histórico atrai 2,1 milhões de pessoas sob forte esquema de segurança

O show gratuito da cantora Lady Gaga, realizado no último sábado (03/05) na Praia de Copacabana, no Rio de...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img